Unoesc promove Seminário Regional de Inovação
Na segunda-feira, 22 ocorreu das 8h30 às 15h, no Auditório Afonso Dresch o Seminário Regional de Inovação, uma ação da Unoesc em parceria com o Polo de inovação Vale do Rio do Peixe. O evento, que tinha como como público alvo agentes municipais de inovação, empreendedores, gestores de inovação, professores, estudantes e membros da comunidade, […]
Publicado em 26/10/2018
Por Unoesc
Na segunda-feira, 22 ocorreu das 8h30 às 15h, no Auditório Afonso Dresch o Seminário Regional de Inovação, uma ação da Unoesc em parceria com o Polo de inovação Vale do Rio do Peixe. O evento, que tinha como como público alvo agentes municipais de inovação, empreendedores, gestores de inovação, professores, estudantes e membros da comunidade, objetivou a fomentação e a discussão da importância da inovação para o desenvolvimento da região.
O Reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, deu as boas-vindas aos participantes e enfatizou a relevância de um evento que possa discutir temas tão importes.
— Oxalá que a universidade consiga, com a nossa proposição incluir a disciplina empreendedorismo, como uma atividade comum a todos os cursos, despertar a consciência da necessidade da inovação, da mudança e da tecnologia em busca de uma nova mentalidade — afirmou Cimadon.
Durante o dia ocorreu a palestra “Dos Parques Tecnológicos aos Ecossistemas de Inovação: o caso do Tecnopuc”, com o professor titular da Escola Politécnica e Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, em seguida houve um espaço para perguntas e debates, além disso, a tarde ocorreu o Painel Inovação e Educação com os cases do município de Luzerna e de Lindóia do Sul.
De acordo com o presidente do Polo Inovale e Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Professor Fabio Lazzarotti, o seminário teve como propósito disseminar a inovação e o empreendedorismo entre as lideranças, buscando promover um trabalho em conjunto com os setores econômico e social, tendo a educação como base.
Conforme o Pró-reitor, o palestrante, Jorge Audy, é considerado um dos protagonistas do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), um dos principais parques tecnológicos da América Latina, responsável por estimular a pesquisa e a inovação por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo.
O palestrante explanou acerca de como aconteceu o desenvolvimento do Tecnopuc e como se deu essa relação entre as universidades as empresas e o poder público.
— Queremos incentivar os municípios a se engajarem nesse processo por meio da participação das instituições de ensino da região, desde a educação básica ao ensino superior e em conjunto com as empresas e o poder público, para promover o desenvolvimento da região de modo sustentável pela via da inovação e do empreendedorismo— reitera Lazzarotti.