Página inicial O que acontece Unoesc realiza a 2ª Mostra de Lançamento de Foguetes em São Miguel do Oeste
Evento Notícia São Miguel do Oeste

Unoesc realiza a 2ª Mostra de Lançamento de Foguetes em São Miguel do Oeste

A Unoesc São Miguel do Oeste realizou no último sábado, 19 de outubro, a 2ª edição da Mostra de Lançamento de Foguetes. O evento, promovido pelo curso de Engenharia Mecânica, foi realizado no Parque de Exposições Rineu Gransotto (Faismo), e contou com a participação de aproximadamente 200 competidores, divididos em 51 equipes de 17 escolas da região, incluindo equipes da Argentina.

Segundo o Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, professor Tiago Agostini, a Mostra é uma oportunidade para que os estudantes do ensino médio possam aplicar na prática conceitos de física, química e matemática.

— Nosso objetivo é proporcionar uma experiência prática e interativa aos participantes, demonstrando como os conceitos estudados na teoria podem ser aplicados na realidade. Além disso, promovemos a integração entre os alunos em um ambiente de confraternização — destacou.

Na competição, os foguetes são confeccionados utilizando garrafas PET, tendo como combustível uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, que gera pressão suficiente para lançar os protótipos a distâncias superiores a 300 metros.

Resultados da Mostra

As equipes foram avaliadas pela distância alcançada pelos foguetes. Confira o ranking das dez melhores:

1. Equipe Show de Bola – Escola SESI: 347,60 m
  2. Aero Brawl – Escola SESI: 336,10 m
  3. Pirueta Espacial – Escola SESI: 329,45 m
  4. Space Strikers – EEB Claudino Crestani: 257,85 m
  5. Void – Escola SESI: 244,80 m
  6. Equipe da 300 – EEB Santa Terezinha: 224,00 m
  7. Brasinha Dias 301 – EEB Francisco Brasinha Dias: 216,70 m
  8. Propulsão – EEB Jaldyr Bhering Faustino da Silva: 188,10 m
  9. Interestelar – Colégio Unoesc: 171,30 m
  10. BJM ROCKET – IFSC São Miguel do Oeste: 167,25 m

A 2ª Mostra de Lançamento de Foguetes reafirma o compromisso da Unoesc em promover atividades que aliam conhecimento e prática, incentivando o desenvolvimento acadêmico e a criatividade dos estudantes.