Unoesc realiza evento para divulgar os trabalhos científicos produzidos por acadêmicos e professores
A conferência de abertura do 21º Seminário de Iniciação Científica, 8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 6ª Mostra Universitária e 1ª Mostra Regional de Teatro foi realizada na noite desta quarta-feira (16), na Unoesc Joaçaba. Participaram da cerimônia o pró-reitor de Graduação da Unoesc, Ricardo Marcelo de Menezes, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação […]
Publicado em 17/09/2015
Por Unoesc
A conferência de abertura do 21º Seminário de Iniciação Científica, 8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 6ª Mostra Universitária e 1ª Mostra Regional de Teatro foi realizada na noite desta quarta-feira (16), na Unoesc Joaçaba.
Participaram da cerimônia o pró-reitor de Graduação da Unoesc, Ricardo Marcelo de Menezes, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, Fábio Lazzarotti, a diretora de Graduação, Liliane Simara Fernandes, e a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Jéssica Romeiro Mota.
Este evento tem como objetivo integrar e socializar a produção científica da universidade, por meio da apresentação dos resultados dos projetos de iniciação científica e dos trabalhos de ensino e extensão desenvolvidos por acadêmicos e professores da Unoesc.
Para a professora Jéssica Romeiro Mota, os estudantes só serão bons profissionais se, na formação acadêmica, o ensino estiver aliado à extensão e à pesquisa. Outro aspecto importante é que a pesquisa só tem sentido se for aplicada para melhorar nossas vidas e nossa comunidade.
— O foco da Unoesc também é promover o desenvolvimento institucional e regional pela via da inovação. E inovar significa avançar no conhecimento, por intermédio de um produto, processo, marketing, serviço ou melhoria — avaliou a diretora Jéssica Mota.
O professor Fábio Lazzarotti salientou que esse seminário é uma oportunidade para compartilhar o conhecimento desenvolvido a partir das pesquisas da Unoesc, que tem crescido em quantidade e qualidade.
— Neste ano foram submetidos mais que o dobro de trabalhos, um total de 550 entre todos os campi, em relação à primeira edição do Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, em 2008, que teve 234 — analisou o pró-reitor.
Logo após o pronunciamento dos dirigentes, a professora doutora do Mestrado em Educação da Unoesc, Maria de Lourdes Pinto de Almeida, abordou o tema “Pesquisa e Inovação: inserção social e científica na comunidade regional”.
De acordo com a palestrante, pesquisar é desvendar o mundo, com responsabilidade e impacto social. A teoria vinculada à prática contribuirá com a inovação, que busca o interesse do próximo e não o do mercado.
— Os orientadores e bolsistas precisam ter paixão pela pesquisa acadêmica e pelo que fazem — afirmou a professora Maria de Lourdes Pinto de Almeida.
No final do evento aconteceu a apresentação cultural “Os dragões que sonhavam sentimento”, do grupo Coletivo Engenho Cultural. Além disso, durante esta semana ocorrerão apresentações orais em todos os campi da Unoesc. Em Joaçaba, Campos Novos e Capinzal serão apresentados cerca de 150 trabalhos, na quinta-feira e sexta. Além disso, acontecerá em Joaçaba, de quinta a sábado, a programação cultural, que envolve peças teatrais, leituras dramáticas, entre outros. A programação completa está disponível no site da Unoesc.
Siepe em Chapecó
Aproximadamente 400 alunos e professores acompanharam, no dia 16, a palestra “Pesquisa e inovação: inserção social e científica na comunidade regional”, ministrada pelo professor doutor Rodrigo Bandeira de Mello, na Unoesc Chapecó.
O palestrante falou sobre a pesquisa na universidade e as diferentes metodologias da inovação no âmbito científico. Bandeira de Mello defendeu que as universidades promovam, a partir da iniciação científica até as pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação stricto sensu, a inserção social e científica na comunidade onde atua, por meio de projetos de extensão e ações comunitárias.
Durante a semana do SIEPE em Chapecó foram apresentados em sala de aula, 156 trabalhos científicos, sendo, 70 de ensino, 46 de pesquisa, e 39 de extensão, com a participação dos alunos, pesquisadores e professores orientadores. Além destes, foram apresentados durante o 21º Seminário de Iniciação Científica, na Unoesc Videira, os trabalhos de pesquisa financiados pelo CNPq.