Unoesc recebe a visita de alunos das escolas pertencentes à Coordenadoria Regional de Educação
Teve início, na segunda-feira 24 de outubro e vai até 11 de novembro, uma série de visitas das escolas pertencentes à Coordenadoria Regional de Educação (CRE) ao Centro de Inovação Inovale, Biblioteca e Centro Arqueológico da Unoesc. A atividade faz parte do projeto “Inovação e Arte: passado/futuro” realizado em comemoração à “Semana Nacional do Livro […]
Publicado em 27/10/2022
Por Unoesc
Teve início, na segunda-feira 24 de outubro e vai até 11 de novembro, uma série de visitas das escolas pertencentes à Coordenadoria Regional de Educação (CRE) ao Centro de Inovação Inovale, Biblioteca e Centro Arqueológico da Unoesc. A atividade faz parte do projeto “Inovação e Arte: passado/futuro” realizado em comemoração à “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca”.
No Centro Inovale, os alunos conheceram a infraestrutura do local e tiveram contato com as empresas incubadas. Já na Unoesc, no Centro Arqueológico, visitaram o museu que abriga as peças provenientes de escavações realizadas no entorno do Rio Canoas para a construção da Usina Hidrelétrica Garibaldi, e que demonstram o modo de vida de grupos indígenas que habitaram a Serra e o Meio-Oeste Catarinense antes da chegada dos europeus. Na Biblioteca, conheceram e observaram as obras do artista plástico Adilson Guanabara.
— Buscamos promover uma experiência de contato com diferentes formas de cultura, história e tecnologia, oportunizando que os visitantes possam ver na prática muitas coisas que até então só ouvem falar por meio da teoria repassada em sala de aula — afirmou o coordenador de Rede de Bibliotecas da Unoesc, professor Tiago Diersmann.
Cerca de mil alunos da região Meio-Oeste participam do projeto. As 16 escolas participantes do projeto são: São José (Herval d’Oeste), Galeazzo Paganelli (Capinzal), São Cristóvão (Capinzal), Vitório Roman (Vargem Bonita), Celso Ramos (Joaçaba), CEDUP (Água Doce), Julieta Lentz Puerta (Joaçaba), Nelson Pedrini (Joaçaba), Victor Felippe Rauen (Jaborá), Eugênio Marchetti (Herval d’Oeste), Irmão Joaquim (Ibicaré), Mater Dolorum (Capinzal), Joaquim D’Agostini (Lacerdópolis), Ruth Lebarbechon (Água Doce), São José (Treze Tílias) e Agenor Piovesan (Erval Velho). O bibliotecário da CRE, Alexandre Barcellos, destacou que o apoio do coordenador da CRE, Itamar Favetti, foi fundamental para concretização deste projeto e das parcerias com Centro de Inovação e com a Unoesc – Instituições anfitriãs da ação cultural.
— As visitas têm como objetivo estimular o espírito criativo, inovador e empreendedor dos estudantes, oportunizando que possam conhecer o passado e se situarem em relação ao presente — afirmou Alexandre.