Unoesc recebe aluno mexicano para intercâmbio acadêmico
O estudante mexicano Sebastian Esqueda Ruiz, da Universidade Autônoma de Baixa Califórnia (UABC), chegou à Unoesc Joaçaba para intercâmbio de cinco meses. Sebastian é acadêmico do curso de comunicação social e fará na Unoesc as disciplinas de Cinema, Fotografia Publicitária e Agência Experimental. Depois de ser recepcionado pelos colegas da 6ª fase do curso de […]
Publicado em 01/09/2014
Por Unoesc
O estudante mexicano Sebastian Esqueda Ruiz, da Universidade Autônoma de Baixa Califórnia (UABC), chegou à Unoesc Joaçaba para intercâmbio de cinco meses. Sebastian é acadêmico do curso de comunicação social e fará na Unoesc as disciplinas de Cinema, Fotografia Publicitária e Agência Experimental.
Depois de ser recepcionado pelos colegas da 6ª fase do curso de Publicidade e Propaganda, ele percorreu o campus a fim de conhecer a infraestrutura da Universidade. Na Rádio Unoesc FM, concedeu uma entrevista na qual falou sobre os motivos pelos quais escolheu o Brasil como destino. Segundo ele, a comunicação brasileira é referência de qualidade na América Latina e ele veio atrás deste conhecimento.
— No Brasil a área da comunicação é muito forte. No México se fala muito das campanhas brasileiras, que são muito boas — afirma.
Para a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Silvia Simi dos Santos, o intercâmbio irá valorizar o currículo de Sebastian, mas a estada dele na Unoesc significa um momento de aprendizado mútuo.
— A convivência em sala de aula é importante para ele, que busca uma cultura nova, mas também para os nossos alunos, que podem trocar informações culturais e aprender como se faz comunicação em outros países — salienta.
Outros intercambistas
Sebastian não é o primeiro estudante da Universidade Autônoma de Baixa Califórnia (UABC) na Unoesc. No início deste ano, outros dois estudantes da UABC fizeram intercâmbio aqui. Francisco Argenix Perez Ávila e Eleazar Colado Basílio, cursaram quatro disciplinas do Curso de Educação Física e auxiliaram também nas pesquisas realizadas no Laboratório de Fisiologia do Exercício.
Em 2013, os colegas de curso Jesus Cuellar Escoto e Myrna Alicia Ruiz Reyes passaram um semestre em Joaçaba, também com o propósito de cursar disciplinas e auxiliar em pesquisas do Curso de Educação Física, e Alba Cristina Careaga Carvajal, que cursa Artes Plásticas na UABC, passou o semestre na Unoesc Xanxerê, cursando disciplinas do Curso de Artes Visuais.
Parcerias
O intercâmbio na Unoesc é possível porque existem parcerias e acordos bilaterais com instituições de diferentes países. Da mesma forma a Unoesc recebe estrangeiros, os alunos da Universidade podem realizar intercâmbio de 3 a 6 meses na Europa, África e Américas.
Os alunos interessados em vivências ricas em conhecimento e desenvolvimento pessoal devem ficar atentos aos editais de intercâmbio, como é o caso do Programa Fórmula Santander, que está com inscrições abertas.
*Colaborou Pollyana Mello, Unoesc FM