Unoesc recebe o Circuito Universidade Gratuita: Santa Catarina Melhor
Publicado em 24/05/2024
Por Imprensa Unoesc
A Unoesc recebeu, na noite dessa quinta-feira (23), no Auditório Afonso Dresch, o “Circuito Universidade Gratuita: Santa Catarina Melhor”. O evento foi promovido pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), em parceria com o Governo do Estado, e contou com a presença do governador Jorginho Mello, de secretários de Estado, da presidente da Acafe e reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta, além de autoridades políticas, empresários, professores, estudantes e a comunidade em geral. A recepção foi realizada pelo reitor, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, e dirigentes da Universidade.
O Circuito acontece em várias regiões com o objetivo de destacar os números do Universidade Gratuita, considerado o maior programa para o desenvolvimento humano, social e econômico de Santa Catarina. A iniciativa possibilita a gratuidade de ensino para estudantes do ensino superior, que, em contrapartida, durante ou após a conclusão da Graduação, prestarão serviços em favor da população.
A etapa em Joaçaba foi marcada por homenagens ao governador e depoimentos que enalteceram a relevância do programa. Uma das beneficiadas é a estudante de Medicina da Unoesc Joaçaba, Gabriela Pasini dos Santos, que subiu ao palco com os pais, Almir Francisco dos Santos e Rose Pasini dos Santos, para entregar uma lembrança a Jorginho Mello e agradecer em nome de todos os contemplados e suas famílias.
— Estamos percorrendo o estado para divulgar o significado e a abrangência do Universidade Gratuita, que vai transformar Santa Catarina. É um dos projetos mais arrojados que um governador poderia fazer no Brasil e estou muito feliz por oportunizar aos catarinenses o sonho da graduação — enfatizou o governador Jorginho Mello.
— O programa revoluciona o ensino superior em Santa Catarina e no país. O objetivo do movimento é mostrar a importância do Universidade Gratuita e da contrapartida dos estudantes, que refletirá em um grande processo de desenvolvimento das regiões — salientou o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
A presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, ressaltou que 28,5 mil estudantes foram beneficiados na primeira fase do programa e a previsão é atender mais de 47,7 mil acadêmicos em 2024. Ela destacou ainda que o Universidade Gratuita deverá ofertar 57 mil bolsas em 2025 e mais de 71 mil bolsas a partir de 2026.
— O Circuito tem uma dupla finalidade, que é reconhecer os protagonistas do programa e divulgar os resultados. O modelo do Universidade Gratuita é único no país — afirmou a presidente da Acafe, acrescentando que não há estratégia mais transformadora do que a educação.
O reitor, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, também apresentou dados do programa implementado na Unoesc. Em 2024, são favorecidos 4.162 estudantes e a expectativa é de que esse número seja ampliado.
— Agradecemos ao governador Jorginho Mello por sua dedicação em transformar vidas por meio do Universidade Gratuita. O programa é uma responsabilidade muito grande, que assumimos em conjunto com a Acafe — destacou o reitor, reforçando que a população será impactada de forma positiva pelo programa, já que será beneficiada pela contrapartida dos bolsistas.
Agenda
Antes de participar do “Circuito Universidade Gratuita: Santa Catarina Melhor” na Unoesc, o governador Jorginho Mello inaugurou a revitalização da Escola de Educação Básica Melo e Alvim, em Herval d’Oeste. Na sequência, no Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale), ele participou do painel “A Nova Economia Catarinense” organizado pela Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC). A agenda foi acompanhada pelo reitor, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco.