Página inicial O que acontece Unoesc recebe organizadores do livro que revela em fotografias os 100 anos da Guerra do Contestado
Graduação Cultura Joaçaba

Unoesc recebe organizadores do livro que revela em fotografias os 100 anos da Guerra do Contestado

A Guerra do Contestado, que ocorreu entre 1912 e 1916, trouxe diversas consequências para a história da nossa região e de Santa Catarina. Em 2016, para marcar os 100 anos do seu término, a obra “Revelando o Contestado: as fotografias na história do centenário da guerra” busca resgatar as memórias deste conflito. Os organizadores do livro, publicado pela […]


A Guerra do Contestado, que ocorreu entre 1912 e 1916, trouxe diversas consequências para a história da nossa região e de Santa Catarina. Em 2016, para marcar os 100 anos do seu término, a obra “Revelando o Contestado: as fotografias na história do centenário da guerra” busca resgatar as memórias deste conflito.

Os organizadores do livro, publicado pela editora Argos, estão percorrendo a região para lançar a obra. Na Unoesc Joaçaba, o lançamento aconteceu na última sexta-feira (18), no auditório Afonso Dresch, e contou com a presença de André Luiz Onghero e Gerson Witte. Além de professores e alunos, prestigiaram a solenidade a editora executiva da Editora Unoesc, Débora Diersmann Silva Pereira e representando a Caixa Econômica Federal, Lauro Hecht.

A obra é resultado do projeto “Contestado: desvendando os 100 anos da guerra”, idealizado pelo deputado federal Pedro Francisco Uczai juntamente com instituições universitárias e culturais da região. O projeto é dividido em 12 subprojetos, sendo a fotografia uma das temáticas escolhidas para revelar as memórias do conflito.

Com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, a atividade foi executada pela Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste, através do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM/Unochapecó), em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Instituto Federal de Santa Catarina (Chapecó). A produção contou ainda com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Contestado (UnC), Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e Fundação Memória Viva do Contestado da Região do Irani.

André Luiz Onghero, um dos organizadores do livro, destacou que a obra apresenta a região do Contestado não somente na época da guerra, mas também atualmente. Pelas fotografias, o objetivo foi mostrar diversos elementos presentes na região como paisagem, extração da madeira, povoamento, entre outros.

— A proposta do livro é fazer um diálogo entre passado e presente. Para as fotografias antigas expostas, recebemos a autorização de utilizar o acervo de Claro Jansson, um dos únicos fotógrafos a percorrer a região durante a guerra. Para as fotos de hoje promovemos um concurso de fotografias, selecionando as imagens a partir dos temas estipulados — destacou André Luiz Onghero.

A obra bilíngue está disponível em formato digital, no site da editora Argos, e é distribuída às instituições de ensino gratuitamente, de forma impressa. Além de Joaçaba, o livro já foi lançado em Chapecó, Caçador, Canoinhas, Mafra, Timbó Grande e Porto União, faltando os municípios de Irani, Curitibanos e Lebon Régis. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.