Unoesc São Miguel do Oeste promove evento em alusão ao Dia da Consciência Negra
Publicado em 26/11/2024
Por Imprensa São Miguel d'Oeste
O Curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste realizou uma programação especial para marcar o Dia da Consciência Negra. O evento teve como objetivo promover reflexões sobre o impacto da população negra na sociedade brasileira e conscientizar os futuros psicólogos sobre a importância de práticas profissionais antirracistas.
A programação contou com uma apresentação cultural da AFRODESMO, que trouxe ao público elementos da rica cultura afro-brasileira, e duas palestras que abordaram aspectos técnicos e sociais relacionados à data. A professora Elaine Sousa apresentou as orientações do Conselho Federal de Psicologia, SUS e SUAS para o atendimento à população negra, destacando a necessidade de práticas éticas e inclusivas na atuação profissional. Já o professor Feiruque de Jesus dos Santos abordou o tema “Dia da Consciência Negra e as Perspectivas Sociais do Negro no Brasil”, promovendo reflexões sobre as contribuições históricas e os desafios enfrentados pela população negra no país.
Segundo o Coordenador do Curso, professor Matias Trevisol, as atividades realizadas são fundamentais para a formação ética e social dos estudantes.
— Trazer esses eventos, essas palestras são importantes para os nossos estudantes no sentido de conscientizar a prática profissional, para trabalhar com as diversas populações, com a população preta e também entender um pouco do percurso da construção da psicologia antirracista e das práticas do psicólogo na luta contra o racismo nos atendimentos e na sociedade. O Curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste realiza diversas atividades abrangendo as áreas da atuação do psicólogo”, destacou Trevisol.
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro em memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência contra a escravidão no Brasil. A data também é uma oportunidade para enaltecer a cultura afro-brasileira e valorizar o papel essencial da população negra na construção da identidade nacional.