Página inicial O que acontece Unoesc São Miguel do Oeste realiza nova campanha de recolha de lixo eletrônico
Extensão Sustentabilidade Notícia São Miguel do Oeste

Unoesc São Miguel do Oeste realiza nova campanha de recolha de lixo eletrônico

A Unoesc São Miguel do Oeste, por meio do Curso de Ciência da Computação, realizará nos dias 8 e 15 de junho, das 8h às 12h, uma nova edição da campanha de recolha de lixo eletrônico. A coleta será realizada no Bloco C, sala 1, e aceitará dispositivos de áudio e vídeo, computadores e componentes, consoles/games, telefones, tablets e smartphones. Nesta edição, não serão recolhidas pilhas, lâmpadas e tôners.

Conforme a Coordenadora do Curso de Ciência da Computação, professora Franciele Petry, a iniciativa visa continuar o sucesso obtido em 2023, quando a campanha sensibilizou a comunidade sobre a importância do descarte responsável de lixo eletrônico e recolheu uma grande quantidade de resíduos.

— No ano passado, conseguimos envolver estudantes, professores e a comunidade em uma ação que não apenas recolheu materiais eletrônicos que não estavam mais sendo utilizados, mas também educou sobre a necessidade de práticas sustentáveis — destaca a professora.

O descarte inadequado de lixo eletrônico pode liberar substâncias tóxicas que prejudicam ecossistemas e a saúde humana. A correta gestão desses resíduos minimiza esses danos e ajuda a preservar os recursos naturais.

Os equipamentos em bom estado, recolhidos durante a campanha, poderão ser recuperados e doados, promovendo a reutilização e a economia circular. Os demais serão encaminhados para a reciclagem, garantindo que os materiais sejam devidamente processados e reutilizados de maneira segura. A atividade será realizada pelos estudantes bolsistas do Programa Universidade Gratuita e do Uniedu, sob a supervisão de professores e da Coordenação do de Ciência da Computação.