Página inicial O que acontece Unoesc São Miguel promove discussão sobre bem-estar animal e inteligência artificial
Notícia Evento Inovação São Miguel do Oeste

O Curso de Medicina Veterinária da Unoesc São Miguel do Oeste, por meio do Centro Acadêmico, promoveu uma série de palestras e minicursos durante a oitava Semana Acadêmica. O evento teve como principal objetivo ampliar o conhecimento dos participantes sobre diversos temas atuais e pertinentes à profissão veterinária, além de promover a troca de experiências entre estudantes e profissionais da área.

Entre os tópicos abordados estão a atuação do médico veterinário em diferentes áreas, como: ortopedia equina, inovações no diagnóstico e controle de doenças de suínos, doenças periodontais em pequenos animais e atualizações sobre retroviroses. Este espaço proporcionou aos estudantes a oportunidade de discutir a atual realidade da profissão e refletir sobre os desafios e oportunidades no mercado de trabalho.

Um dos destaques do evento foi a palestra do professor Marcelo Cecim, que abordou temas como “Comportamento e Bem-estar Animal na Bovinocultura de Leite” e “Inteligência Artificial na Medicina Veterinária”. Cecim possui um currículo extenso, com mestrado em Produção Animal com ênfase em Etologia e PhD em Endocrinologia. Atualmente, ele é professor de medicina interna de ruminantes na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e trabalha com desenvolvimento de sensores de monitoramento comportamental em vacas leiteiras.

A Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da Unoesc São Miguel do Oeste, professora Daniele Beuron, destacou a relevância do evento para a integração dos membros da sociedade acadêmica e para a ampliação da visão dos estudantes sobre o mercado de trabalho.

— A Semana Acadêmica é voltada a estudos intensivos em Medicina Veterinária, de modo a possibilitar aos ingressantes uma visão ampliada do mercado de trabalho futuro. O evento é, também, um fórum de discussões que possibilita a troca de informações com veterinários que atuam no Estado e região, permitindo assim maior integração e atualização entre profissionais e estudantes da área — afirma Daniele.

O evento também respondeu a uma demanda dos estudantes por mais informações sobre o papel do médico veterinário na sociedade e as diversas áreas de atuação na Medicina Veterinária. Essa troca de conhecimento é essencial para a formação completa dos futuros profissionais, proporcionando uma compreensão mais ampla do contexto acadêmico e profissional em que estão inseridos.

Com atividades como esta, a Unoesc reafirma seu compromisso com a formação de qualidade, promovendo o ensino, a pesquisa e a extensão de maneira integrada, e contribuindo para o desenvolvimento profissional e pessoal de seus alunos.