Página inicial O que acontece Unoesc São Miguel recebe equipes do Hemosc para coleta de sangue
Graduação Geral São Miguel do Oeste

Unoesc São Miguel recebe equipes do Hemosc para coleta de sangue

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste e o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em parceria com a Unoesc São Miguel, atenderam cerca de 70 doadores de sangue nesta quarta-feira (8). Conforme a analista administrativa do Hemosc, Onira Marolli, a coleta priorizou as pessoas que já são doadoras e […]


A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste e o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em parceria com a Unoesc São Miguel, atenderam cerca de 70 doadores de sangue nesta quarta-feira (8). Conforme a analista administrativa do Hemosc, Onira Marolli, a coleta priorizou as pessoas que já são doadoras e apenas 30% das vagas foram destinadas a novos doadores. Ela enalteceu a participação da população e a estrutura montada pela Unoesc para receber as equipes.

— São Miguel do Oeste é uma cidade que sempre buscou muito a presença do Hemosc para realizar as coletas de sangue. Por conta da pandemia não conseguimos vir nos últimos anos para realizar este trabalho, mas agora retomamos as coletas externas. É muito importante o Hemosc ir ao encontro do doador, já que muitas vezes é o doador que vai até o hemocentro, o que acaba dificultando um pouco as doações, além da distância. Fomos muito bem acolhidos pela Secretaria de Saúde e pela Unoesc, que cedeu o espaço para a realização das coletas e, provavelmente, em uma próxima ocasião faremos novamente aqui, porque é um lugar apropriado — destaca Onira.

Os agendamentos foram realizados pela Secretaria de Saúde, que mantém o contato com os doadores do município e oferta transporte até Chapecó para doações. De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Camila Bernardi, essa coleta exigiu o deslocamento de todo o equipamento e mais 12 profissionais do Hemosc, além dos cedidos pela Secretaria, como: técnica de enfermagem, médico e Agentes Comunitárias de Saúde. Ela explica que nessa ação foram contatados 70 doadores e os demais interessados estão em fila de espera. Na oportunidade, 60 conseguiram realizar a doação, e 12 estavam inaptos. Em cada doação são coletados cerca de 450ml de sangue que podem ajudar até quatro vidas.

Quem tem interesse em fazer a doação pode procurar a Secretaria de Saúde ou agendar a coleta diretamente com o Hemosc pelo site www.hemosc.org.br. O primeiro critério para ser doador é estar saudável, ter idade entre 18 e 69 anos, pesar acima de 50kg e estar bem alimentado. Os demais critérios são apresentados pela enfermeira no momento da entrevista.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.