Página inicial O que acontece Unoesc São Miguel tem dois projetos aprovados no InnovaMaq
Notícia Evento Inovação Tecnologia São Miguel do Oeste

Unoesc São Miguel tem dois projetos aprovados no InnovaMaq

Como parte das atividades que visam à qualidade de ensino, a Unoesc incentiva seus estudantes a aplicar os conhecimentos teóricos na prática, para resolver problemas reais do mercado. Desta forma, estudantes do Curso de Engenharia Mecânica da Unoesc São Miguel do Oeste participaram do InnovaMaq, evento promovido pelo Ecossistema de Inovação de São Miguel do Oeste. O evento reuniu estudantes de escolas públicas e privadas, além de universidades, que interagiram com três indústrias locais: Diêlo, Dipães, Metall1 e o Sinduscon, representante das indústrias da construção civil do Extremo-Oeste.

No InnovaMaq, cada empresa apresentou situações-problema para que os estudantes propusessem soluções inovadoras. Das 19 equipes que participaram da primeira etapa do evento, oito avançaram para a fase seguinte e quatro foram selecionadas para a pré-incubação, incluindo dois grupos de estudantes do Curso de Engenharia Mecânica da Unoesc. A pré-incubação, que ocorrerá até dezembro, visa desenvolver soluções concretas para as empresas participantes, com a expectativa de gerar produtos viáveis e comercializáveis, contribuindo significativamente para o progresso industrial e econômico de São Miguel do Oeste e região.

A Diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, professora Eliandra Mirlei Rossi, destacou a importância da participação dos estudantes em eventos como o InnovaMaq.

— A Unoesc procura fomentar e promover a inovação nos processos de ensino, pesquisa e extensão como mecanismo de articulação entre a Instituição e as empresas, empreendedores, governos e sociedade em geral. A participação dos estudantes em eventos como o InnovaMaq, nos quais recebem um problema real do mercado de trabalho e precisam desenvolver uma solução, baseada em conhecimentos técnicos adequados e aplicáveis, agrega conhecimento, desperta a cultura da inovação, da criatividade e do desenvolvimento científico e tecnológico, elementos fundamentais para que possamos ser uma universidade inovadora, reconhecida pela sua relevância social como agente de desenvolvimento regional — reforça Eliandra.

O Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica da Unoesc São Miguel do Oeste, professor Tiago Agostini, enfatizou o valor do projeto para os estudantes.

— O projeto desenvolvido pelo Núcleo de Inovação de São Miguel do Oeste é extremamente valioso para os nossos estudantes. Permite que eles saiam da sala de aula e verifiquem problemas reais da nossa comunidade. E permite também que eles se aproximem do mercado de trabalho, mostrando que são capazes de ajudar as empresas na resolução dos seus problemas. Essas conquistas demonstram a efetividade do ensino no Curso de Engenharia Mecânica e dá um sinal ao mercado de trabalho que nossos estudantes possuem um diferencial — enfatiza Agostini.

Daniel Gasperin, estudante da 3ª fase do Curso de Engenharia Mecânica, relatou sua experiência.

— Foram cinco dias intensos em que as empresas nos apresentaram alguns problemas que possuíam, e nós buscamos soluções, desenvolvemos um pitch e apresentamos essa nossa solução, essa nossa ideia para resolver o problema da empresa. Nosso projeto visava resolver um problema proposto pela Metall1, relacionado ao resfriamento do leite, para evitar o desenvolvimento de bactérias. A dinâmica dessa experiência foi acelerada e intensa, exigindo muito trabalho, pesquisa e ensaio. Estamos ansiosos para as próximas fases, quando desenvolveremos e testaremos um trocador de calor entre a ordenha e o tanque de resfriamento, para que esse leite já chegue ao resfriador à temperatura de 4°C, visando transformar nossa ideia em um produto viável no mercado — salienta Gasperin.

Luís Cláudio Tonet, estudante da 5ª fase do curso de Engenharia Mecânica, também compartilhou sua experiência.

— Escolhemos o projeto do Sinduscon, que enfrentava dificuldades na umidificação do concreto. Após ser feito um processo de reboco, piso ou concretagem, esse processo era feito de forma manual, durante até uma semana, molhando com uma mangueira. Desenvolvemos o projeto de uma máquina para realizar esse processo de forma automática. Em poucos dias, criamos e apresentamos um vídeo explicativo e um pitch. Fomos selecionados para a próxima fase e agora vamos desenvolver a máquina. No final do ano, apresentaremos o equipamento, avaliando a possibilidade de venda ou parceria — reforça Tonet.

Os resultados alcançados pelos estudantes da Unoesc no InnovaMaq demonstram o compromisso da Universidade em promover uma educação de qualidade, conectada com as necessidades do mercado de trabalho e da sociedade. A participação ativa em projetos como esse reforça a relevância da Unoesc como a melhor Universidade Comunitária de Santa Catarina, formando profissionais preparados para enfrentar os desafios do futuro.