Página inicial O que acontece Unoesc se destaca no Censo 2023 como a maior Universidade Comunitária de Santa Catarina
Notícia Unoesc Geral

A Unoesc é a melhor e maior Universidade Comunitária de Santa Catarina. Além de ser reconhecida pela qualidade do ensino e figurar entre as melhores do país, de acordo com a classificação no Índice Geral de Cursos (IGC) contínuo, a Instituição comemora o resultado do Censo da Educação Superior 2023.

A pesquisa estatística foi divulgada, no dia 3 de outubro, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), visando oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendências da educação superior brasileira, assim como guiar as políticas públicas do setor.

Os dados oficiais mostram que a Unoesc registrou um crescimento de 5,02% no número de matriculados em 2023, totalizando 13.171 estudantes distribuídos em 129 cursos oferecidos. Um total de 4.893 novos estudantes ingressaram na Universidade, e 2.233 profissionais foram formados e qualificados para o mercado de trabalho no mesmo ano.

Entre as instituições que compõem a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), que totalizam 85.229 matriculados, a Unoesc se destaca com o maior número de estudantes, representando 15,5% das matrículas do sistema em 2023. A Universidade também lidera os rankings de novos ingressantes e de profissionais formados.

— Os dados comprovam a excelência do ensino e o comprometimento da comunidade acadêmica. Estamos orgulhosos com mais essa conquista, que reconhece a nossa relevância social como agente de transformação e de desenvolvimento regional — enaltece o reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco.

— Os resultados reforçam a confiança dos estudantes na Unoesc e reafirmam nosso compromisso com a qualidade do ensino. Continuaremos dedicados a oferecer uma formação que impacte positivamente a trajetória acadêmica e profissional de nossos alunos — destaca a pró-reitora de Ensino, professora Jaciney Aparecida Danielli.

Censo 2023

Conforme o Censo da Educação Superior 2023, o número de matriculados em cursos de nível superior no Brasil atingiu 9.976.782, refletindo um crescimento de 5,65% em relação a 2022. Desse total, 50,75% dos estudantes estão matriculados em cursos presenciais, enquanto que 49,25% optaram por cursos a distância.

Em Santa Catarina, o número total de matrículas aumentou 4,8% no mesmo período, passando de 442.552 em 2022 para 463.790 em 2023. Na Mesorregião do Oeste catarinense e parte da Mesorregião Serrana, onde está localizada a Unoesc, houve um incremento de 5,66% nas matrículas, totalizando 82.579 estudantes em cursos de nível superior.

— O resultado demonstra o esforço da Unoesc em aperfeiçoar seu processo educacional, com investimentos em laboratórios didáticos, estrutura física e capacitação dos seus professores em metodologias de ensino mais adequadas ao nosso tempo — enfatiza o vice-reitor da Unoesc Chapecó, professor Carlos Eduardo Carvalho.

— O Censo da Educação Superior reflete a qualidade do ensino praticado pelas instituições, demonstrando que a Unoesc está no caminho certo da qualidade no aprendizado, no desenvolvimento das potencialidades regionais e no acompanhamento dos seus diplomados — ressalta o vice-reitor da Unoesc São Miguel do Oeste, professor Vitor Carlos D’Agostini.

— Esse destaque reafirma a nossa missão de contribuir para o desenvolvimento regional, proporcionando ensino, pesquisa e extensão de excelência. Nosso papel como Universidade Comunitária vai além da sala de aula, buscamos formar cidadãos conscientes, capacitados e preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Continuaremos trilhando este caminho com a mesma dedicação, sempre buscando novos horizontes e oportunidades para crescer junto à sociedade — salienta a vice-reitora da Unoesc Videira, professora Carla Fabiana Cazella.

— Historicamente, a Unoesc tem primado pela alta qualidade em todos os serviços prestados, fruto de um modelo de gestão eficaz, atenta às inovações e sempre voltada para o desenvolvimento das suas comunidades. Esse reconhecimento confirma a sua importância para a sociedade e torna ainda maior o nosso compromisso com ela — acrescenta o vice-reitor da Unoesc Xanxerê, professor Genesio Téo.