Página inicial O que acontece Unoesc, SED e Gered são parceiras na elaboração do novo currículo do Ensino Médio
Graduação Inserção Social Joaçaba

Unoesc, SED e Gered são parceiras na elaboração do novo currículo do Ensino Médio

A Unoesc, enquanto universidade comunitária, tendo como missão “Promover a formação humana e profissional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão”, está comprometida com as demandas voltadas para o desenvolvimento regional. Nesse sentindo mantém uma estreita parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), e com a Supervisão Regional de Educação de Joaçaba […]


A Unoesc, enquanto universidade comunitária, tendo como missão “Promover a formação humana e profissional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão”, está comprometida com as demandas voltadas para o desenvolvimento regional. Nesse sentindo mantém uma estreita parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), e com a Supervisão Regional de Educação de Joaçaba (Gered) e está participando do Plano de Implementação do novo currículo, um documento norteador para implantação e organização curricular do Novo Ensino Médio (NEM) nas redes estaduais.

Conforme explica a coordenadora do projeto, pela Unoesc, professora Patrícia Aparecida Pedroso, este documento prevê a implantação, a partir de 2020, de diferentes itinerários formativos e a ampliação de carga horária para mil horas anuais, conforme preconizado pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 

O projeto é resultado de um trabalho em equipe, que conta com o apoio do reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, da Pró-reitoria de Graduação, representada pela professora, Lindamir Secchi Gadler, da Pró-reitoria de Pesquisa Pós-graduação e Extensão por meio do pró-reitor, Professor Fabio Lazzarotti, juntamente com a Supervisão Regional, representada pela supervisora, professora Neusa de Matos Barbosa e pela Consultora educacional Alessandra Nichele Magro. Atuaram ainda, como articuladores dos eixos e construção da pesquisa, a professora Patrícia Aparecida Pedros, o Professor Doutorando da Unoesc Márcio Giusti Trevisol e a doutora Eliane Salete Filippim. Participaram do projeto cinco escolas pilotos: EEEB Celso Ramos, EEEB Ruth Lebarbechon, EEEB São José, EEEB Frei Crespim e EEEB Mater Dolorum.

— Após a realização de algumas reuniões, articulamos um trabalho de pesquisa científica sobre o Novo ensino Médio, junto as escolas estaduais, ouvindo professores, alunos e pais sobre os diferentes itinerários que tem como objetivo proporcionar um ensino que esteja mais próximo aos anseios dos jovens. Ao final da pesquisa, a Unoesc, em parceria com a Supervisão Regional elaborou um relatório que será entregue em mãos, pelo professor Aristides Cimadon, à Secretaria De Educação em Florianópolis, ainda neste mês de setembro — ressalta a professora Patrícia Pedroso.

A Unoesc prevê, neste contexto, uma grande parceria com a Supervisão Regional e SED, no sentido de disponibilizar todos os espaços da universidade para as escolas do Novo Ensino Médio, prevendo também, se necessário, a construções de cursos e itinerários para atender as demandas dos alunos.

— Essa parceria entre a Unoesc e o Governo trará muitos benefícios para toda a comunidade — destaca o reitor da universidade, professor Aristides Cimadom.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.