Unoesc, SED e Gered são parceiras na elaboração do novo currículo do Ensino Médio
A Unoesc, enquanto universidade comunitária, tendo como missão “Promover a formação humana e profissional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão”, está comprometida com as demandas voltadas para o desenvolvimento regional. Nesse sentindo mantém uma estreita parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), e com a Supervisão Regional de Educação de Joaçaba […]
Publicado em 04/09/2019
Por Unoesc
A Unoesc, enquanto universidade comunitária, tendo como missão “Promover a formação humana e profissional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão”, está comprometida com as demandas voltadas para o desenvolvimento regional. Nesse sentindo mantém uma estreita parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), e com a Supervisão Regional de Educação de Joaçaba (Gered) e está participando do Plano de Implementação do novo currículo, um documento norteador para implantação e organização curricular do Novo Ensino Médio (NEM) nas redes estaduais.
Conforme explica a coordenadora do projeto, pela Unoesc, professora Patrícia Aparecida Pedroso, este documento prevê a implantação, a partir de 2020, de diferentes itinerários formativos e a ampliação de carga horária para mil horas anuais, conforme preconizado pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
O projeto é resultado de um trabalho em equipe, que conta com o apoio do reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, da Pró-reitoria de Graduação, representada pela professora, Lindamir Secchi Gadler, da Pró-reitoria de Pesquisa Pós-graduação e Extensão por meio do pró-reitor, Professor Fabio Lazzarotti, juntamente com a Supervisão Regional, representada pela supervisora, professora Neusa de Matos Barbosa e pela Consultora educacional Alessandra Nichele Magro. Atuaram ainda, como articuladores dos eixos e construção da pesquisa, a professora Patrícia Aparecida Pedros, o Professor Doutorando da Unoesc Márcio Giusti Trevisol e a doutora Eliane Salete Filippim. Participaram do projeto cinco escolas pilotos: EEEB Celso Ramos, EEEB Ruth Lebarbechon, EEEB São José, EEEB Frei Crespim e EEEB Mater Dolorum.
— Após a realização de algumas reuniões, articulamos um trabalho de pesquisa científica sobre o Novo ensino Médio, junto as escolas estaduais, ouvindo professores, alunos e pais sobre os diferentes itinerários que tem como objetivo proporcionar um ensino que esteja mais próximo aos anseios dos jovens. Ao final da pesquisa, a Unoesc, em parceria com a Supervisão Regional elaborou um relatório que será entregue em mãos, pelo professor Aristides Cimadon, à Secretaria De Educação em Florianópolis, ainda neste mês de setembro — ressalta a professora Patrícia Pedroso.
A Unoesc prevê, neste contexto, uma grande parceria com a Supervisão Regional e SED, no sentido de disponibilizar todos os espaços da universidade para as escolas do Novo Ensino Médio, prevendo também, se necessário, a construções de cursos e itinerários para atender as demandas dos alunos.
— Essa parceria entre a Unoesc e o Governo trará muitos benefícios para toda a comunidade — destaca o reitor da universidade, professor Aristides Cimadom.