Página inicial O que acontece Unoesc sedia primeiro Dia de Campo Bortoluzzi Ceinpa
Graduação Pesquisa Tecnologia Xanxerê

Unoesc sedia primeiro Dia de Campo Bortoluzzi Ceinpa

Nos dias 28 e 29 de fevereiro, ocorreu, na Área Experimental da Unoesc Xanxerê, o primeiro Dia de campo Bortoluzzi – Unoesc, resultado da parceria entre a Bortoluzzi Sementes e o Centro de Inovação e Pesquisa Agropecuária e Florestal (Ceinpa) da Unoesc Xanxerê. Participaram produtores rurais, corpo técnico Bortoluzzi de toda a região e acadêmicos dos cursos de […]


Nos dias 28 e 29 de fevereiro, ocorreu, na Área Experimental da Unoesc Xanxerê, o primeiro Dia de campo Bortoluzzi – Unoesc, resultado da parceria entre a Bortoluzzi Sementes e o Centro de Inovação e Pesquisa Agropecuária e Florestal (Ceinpa) da Unoesc Xanxerê. Participaram produtores rurais, corpo técnico Bortoluzzi de toda a região e acadêmicos dos cursos de Agronomia e Zootecnia.

Diferentes insumos, dentre eles fertilizantes, sementes e defensivos agrícolas foram aplicados nas culturas de soja e milho pelo corpo técnico do Ceinpa, a fim de demonstrar os resultados dos mesmos no campo. As parcelas demonstrativas criadas serviram de apoio para a apresentação, por grandes empresas do agronegócio mundial, do desempenho e funcionamento de soluções agrícolas e novas tecnologias.

O empresário Bruno Bortoluzzi destaca que a realidade do campo hoje, é o agricultor buscando tecnologia e produtividade a fim de atender a demanda por alimentos gerada pelo crescimento da população mundial.

— Para atender essa demanda é necessário abreviar o tempo e isso se faz com tecnologia, inovação e conhecimento. E essa é contribuição da Unoesc, pesquisar e testar para oferecer soluções aos produtores — citou Bruno Bortoluzzi.

Para o Vice-reitor da Unoesc Xanxerê, professor Genesio Téo, uma das responsabilidades da Unoesc é promover o desenvolvimento regional e o campus de Xanxerê tem dentre as suas áreas principais a das Ciências Agrárias. Por isso da criação do Ceinpa, que veio para ajudar a fortalecer o agronegócio regional.

— Temos certeza que a união da Universidade, realizando pesquisas por meio do seu corpo docente, com o trabalho realizado pelo setor produtivo resulta em passos largos no caminho do desenvolvimento e do crescimento do agronegócio, que é uma das grandes alternativas econômicas do nosso país. Portanto, nós precisamos estar empenhados e trabalhando juntos para que esse resultado venha o mais rápido possível — relatou prof. Téo.

 O Ceinpa

Com uma estrutura eficiente que conta com um corpo técnico de professores pesquisadores, área experimental, estufas e laboratórios especializados, o Ceinpa busca dar suporte para a aplicação e desenvolvimento de novas tecnologias, visando o crescimento sustentável do setor agrícola. 

A parceria do Ceinpa com a Bortoluzzi Sementes permite aproximar ainda mais o acadêmico da prática e do setor agrícola. Dessa forma, os alunos ainda em formação têm a oportunidade de desenvolver novas habilidades e ganhar conhecimento.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.