Página inicial O que acontece Unoesc, SRE e SED elaboram livro voltado à implementação do novo Ensino Médio
Graduação Geral Joaçaba

Unoesc, SRE e SED elaboram livro voltado à implementação do novo Ensino Médio

Na tarde de terça-feira, 05, representantes da Unoesc, entre eles o Reitor da Unoesc professor Aristides Cimadon, da Supervisão Regional de Educação de Joaçaba (SER) e de cinco escolas estaduais da região Meio-Oeste estiveram participando do lançamento do livro “Relatório de Pesquisa: Escuta qualificada para um Novo Ensino Médio”, o material foi elaborado meio de […]


Na tarde de terça-feira, 05, representantes da Unoesc, entre eles o Reitor da Unoesc professor Aristides Cimadon, da Supervisão Regional de Educação de Joaçaba (SER) e de cinco escolas estaduais da região Meio-Oeste estiveram participando do lançamento do livro “Relatório de Pesquisa: Escuta qualificada para um Novo Ensino Médio”, o material foi elaborado meio de uma parceria entre a Universidade, Secretaria de Estado da Educação (SED) e Supervisão Regional de Educação (SRE) e faz parte do Plano de Implementação do novo currículo, um documento norteador para implantação e organização curricular do Novo Ensino Médio (NEM) nas redes estaduais.

Para a elaboração da obra foram realizadas escutas qualificadas nas escolas EEEB Celso Ramos, EEEB Ruth Lebarbechon, EEEB São José, EEEB Frei Crespim e EEEB Mater Dolorum, que são pilotos na implantação do Novo Currículo do Ensino Médio a partir de 2020. Foram ouvidos professores, pais e estudantes que puderam comentar a respeito da daquilo que percebem como necessidades e o que anseiam quanto ao Ensino Médio.

A elaboração do livro contou com o trabalho da Supervisão Regional de Educação representada pela supervisora, a professora Neusa de Matos Barbosa e pela Consultora Educacional Alessandra Nichele Magro. Atuaram ainda, como articuladores dos eixos e construção da pesquisa, os professores da Unoesc Mestre Patrícia Aparecida Pedroso, o  professor doutorando Márcio Giusti Trevisol e a doutora Eliane Salete Filippim. O material foi editado pela Editora Unoesc e disponibilizado na versão impressa para cada escola, podendo ser acessado na forma de E-book.

— Esse é o primeiro passo de um trabalho ainda maior que está por vir que é a aplicação do itinerário dessa nova política educacional no ano que vem. Será um grande desafio dada a complexidade de cada perfil das comunidades escolares e também frente as possibilidades que temos para que isso aconteça — ressaltou a Consultora Educacional, Alessandra Nichele Magro.

— A Regional de Educação em parceria com a Unoesc fez um trabalho além do esperado. Esse livro que representa a voz das nossas comunidades escolares e precisamos agora, fazê-lo ganhar vida — reiterou a supervisora regional de Educação, Neusa de Matos Barbosa.

Tanto o livro com os resultados das escutas, bem como, as intenções voltadas à cada comunidade escolar serão apresentadas na próxima semana em uma reunião na Secretaria de Estado da Educação (SED).

— Estar com os professores pais e alunos realizando as escutas e poder transformar esse acompanhamento em livro é um resultado muito positivo. Estamos confiantes de que esse material  servirá para nortear boas ações junto às escolas de nossa região — concluiu a professora da Unoesc patrícia Aparecida Pedroso.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.