Página inicial O que acontece Unoesc Videira participa do Proesde em vários municípios no Meio-Oeste
Geral Graduação Videira

Unoesc Videira participa do Proesde em vários municípios no Meio-Oeste

A Unoesc vem participando ativamente do Programa de Educação Superior Para o Desenvolvimento Regional (Proesde) do governo do Estado. Ao todo, neste ano, 841 acadêmicos matriculados em vários cursos da universidade, estão sendo beneficiados com bolsas de estudos no valor de 100% da mensalidade. São 33 projetos de intervenção, onde a  Unoesc Videira participa em […]


A Unoesc vem participando ativamente do Programa de Educação Superior Para o Desenvolvimento Regional (Proesde) do governo do Estado. Ao todo, neste ano, 841 acadêmicos matriculados em vários cursos da universidade, estão sendo beneficiados com bolsas de estudos no valor de 100% da mensalidade.

São 33 projetos de intervenção, onde a  Unoesc Videira participa em oito deles, nas modalidades de Inovação e Protagonismo ao Novo Ensino Médio, Formação de Professores, e Revitalização da Biblioteca Escolar de Abdon Batista. Atualmente, 186 alunos dos diversos cursos do campus de Videira estão matriculados no programa.

Os projetos desenvolvidos pela Unoesc Videira estão concentrados nas cidades de Monte Carlo, Ponte Alta, São José do Cerrito, Fraiburgo, Salto Veloso, Abdon Batista, Tangará e Videira. Eles contam com parcerias das prefeituras de cada município, por intermédio das secretarias de Educação, além da Coordenadoria Regional de Educação de Videira e Associação dos Municípios do Vale do Rio do Peixe – AMARP.

O Proesde é regulamentado pela Portaria Normativa 2.180, da Secretaria de Estado da Educação e tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo para estudantes matriculados em cursos de graduação e nas licenciaturas, por meio do Uniedu, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Educação em parceria com as instituições de Ensino Superior de Santa Catarina.

Os estudantes contemplados com a bolsa Proesde, recebem  gratuidade de 100% da mensalidade do curso ao qual estão vinculados (limitado ao valor de até 2 salários mínimos vigentes em dezembro do ano anterior), em contrapartida, devem participar da formação e execução dos projetos em seus municípios.

Neste ano, o programa sofreu mudança, passando de Curso de Extensão de 200 horas para Projetos de Intervenção, com o objetivo de atuar diretamente nas comunidades, principalmente, em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Na Unoesc Videira, o Proesde está sob a coordenação da professora Magali Beatriz Augusto e conta com o envolvimento de todos os coordenadores de cursos, Diretoria Acadêmica e Vice-Reitoria.

De acordo com Magali Augusto, o egresso do curso de Extensão em Desenvolvimento Regional deverá ser capaz de compreender sistemicamente o desenvolvimento, traçar e programar estratégias de gestão, gerenciar programas e projetos, liderar equipes e ser agente empreendedor de desenvolvimento, a partir da sua área de formação superior em curso de graduação.

Conforme o diretor Acadêmico da Unoesc Videira Gilson Luiz Leidens,  o PROESDE, além de beneficiar significativamente o acadêmico através do auxílio financeiro, contribui fortemente para a qualificação da formação como cidadão e como profissional.

— A atuação nos projetos de intervenção, possibilita a vivência e a efetiva atuação destes acadêmicos para a resolução de problemas e dificuldades da comunidade regional — concluiu.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.