Página inicial O que acontece Unoesc Videira sedia Seminário de Levantamento de Demanda para o PPA
Seminário Graduação Videira

Unoesc Videira sedia Seminário de Levantamento de Demanda para o PPA

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – 9ª SDR, com sede em Videira, mobilizou mais de 150 pessoas, na realização do Seminário de Levantamento de Demanda, que é parte integrante do Plano Plurianual (PPA 2016-2019). O evento contou com a parceria da Unoesc Videira, juntamente com a Editora Êxito e foi realizado no auditório […]


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – 9ª SDR, com sede em Videira, mobilizou mais de 150 pessoas, na realização do Seminário de Levantamento de Demanda, que é parte integrante do Plano Plurianual (PPA 2016-2019).

O evento contou com a parceria da Unoesc Videira, juntamente com a Editora Êxito e foi realizado no auditório da Universidade, na última sexta-feira à tarde. Os sete municípios da regional, através de representantes da sociedade civil organizada e poder público, estiveram representados. Na ocasião, foram elencadas as prioridades para a região, em termos de investimentos em obras e serviços.

Foram formados sete grupos para a discusão das prioridades em cada setor e, ao final, uma lista das 35 demandas levantadas pelos eixos temáticos, foi apresentada, para que na sequência, os Comitês Temáticos do Conselho de Desenvolvimento Regional possam realizar o próximo passo, que se concentra no estudo de viabilidade, citando alternativas e quantificando-as para posterior encaminhamento ao Governo de Estado, visando à elaboração do Plano Plurianual (PPA 2016-2019).

Flavio José Martins, um dos participantes do Seminário parabenizou as entidades parceiras pela organização do evento.

“Esse é o primeiro grande passo para que a região se desenvolva: o pensar coletivo no melhor para a região e não apenas para o seu ponto de vista. Com a participação maciça da comunidade que integra todos os municípios da 9ª SDR, o procedimento torna-se mais participativo e os resultados serão ainda melhores” — afirmou.

Já o secretário de Desenvolvimento Regional, Dorival Carlos Borga, elogiou e agradeceu a presença da sociedade regional.

“Queremos agradecer as empresas parceiras e, em especial, todas as pessoas que dispuseram um pouco do seu tempo para pensar na coletividade. Esse é o primeiro passo para que o desenvolvimento regional aconteça de forma efetiva. Agora, todas as demandas levantadas no Seminário passarão por um estudo de viabilidade que identificará e escolherá as alternativas de solução. É um trabalho feito a quatro mãos”— afirmou o secretário.

O vice-reitor de campus da Unoesc Videira, Antonio Carlos de Souza, também evidenciou a importância do debate regionalizado.

“A Unoesc cumpre sua missão de contribuir com o desenvolvimento regional e abre suas portas para o debate coletivo em prol das melhorias de que a região necessita. Após esse trabalho, fica o compromisso de todos em acompanhar as ações, para que as mesmas aconteçam e que tenhamos mais qualidade de vida, prosperidade, crescimento econômico, até pela relevância que a região tem para a economia do estado de Santa Catarina”— finaliza.

O Seminário contou também, com a presença do deputado estadual Natalino Lazare, o coordenador do orçamento estadual da Assembleia Legislativa, Adilor Guglielmi, prefeitos e vereadores dos municípios membros da SDR.

O Seminário discutiu e elencou as prioridades para os sete eixos temáticos: Educação; Infraestrutura; Saúde; Desenvolvimento Social e Habitação; Indústria, Comércio e Serviços; Segurança Pública e Agricultura. Em cada grupo, autoridades, empresários e representantes da sociedade civil organizada levantaram as principais demandas de cada setor. No mesmo grupo foram votadas e priorizadas as cinco medidas mais relevantes.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.