Página inicial O que acontece Unoesc Xanxerê implanta Laboratório de Cidades Inteligentes
Notícia Pesquisa Inovação Tecnologia Xanxerê

Unoesc Xanxerê implanta Laboratório de Cidades Inteligentes


Nos últimos anos, o conceito de cidades inteligentes tem ganhado destaque globalmente, visando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e promover a sustentabilidade. Santa Catarina está na vanguarda dessa transformação, com a criação do Laboratório de Cidades Inteligentes, um projeto ambicioso que promete revolucionar a forma como as cidades são geridas no estado.

O Living Labs para cidades inteligentes, também conhecido como Laboratório de Cidades Inteligentes, é uma plataforma inovadora que visa gerenciar indicadores de qualidade de vida e inteligência nas cidades catarinenses. A iniciativa parte dos conceitos-chave das cidades inteligentes, integrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e tem como finalidade auxiliar os gestores municipais na tomada de decisões mais informadas.

O professor Anderson Ferreira, idealizador do projeto, comenta sobre o novo Laboratório.

— Um dos principais diferenciais desse projeto é o uso de equipamentos de última geração, fornecidos pelo Edital 39 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), permitindo uma compreensão aprofundada do mundo digital e virtual. A ideia é fornecer às autoridades municipais a capacidade de identificar quais indicadores estão abaixo do ideal em seus municípios e, assim, direcionar esforços para promover a transformação em direção às Smart Cities — relatou o professor.

Os gestores municipais são o principal público-alvo desse projeto, pois terão à disposição uma ferramenta valiosa para gerenciar e melhorar os seus indicadores. O Laboratório de Cidades Inteligentes pretende fornecer orientação e suporte, além de organizar palestras informativas sobre o uso dos dados e os resultados obtidos. Com isso, busca-se o desenvolvimento do capital humano e social das cidades, visando à melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.

Além dos gestores, os pesquisadores também se beneficiarão do projeto, pois terão acesso a dados qualitativos e quantitativos gerados pela plataforma para realizar pesquisas acerca das cidades inteligentes catarinenses.

Finalmente, a população em geral será impactada positivamente, podendo acompanhar o nível de qualidade de vida de suas cidades e compará-lo com outras. A transparência dos indicadores permitirá que os cidadãos participem ativamente na busca por uma cidade mais inteligente.

— Santa Catarina está prestes a se tornar pioneira na medição de cidades inteligentes, com foco na qualidade de vida de seus municípios. O Laboratório de Cidades Inteligentes promete trazer benefícios significativos e contribuir para um futuro mais sustentável e tecnologicamente avançado no estado. Uma verdadeira revolução para o bem-estar de todos os catarinenses — finalizou Anderson.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.