Unoesc Xanxerê oferece curso de Pós-graduação em Produção e Tecnologia de Sementes
A região de Xanxerê se destaca nacionalmente como umas das principais regiões produtoras de sementes do Brasil, tendo destaque a produção de soja, milho e feijão e é conhecida por apresentar características favoráveis à produção de sementes de elevada qualidade. O alto valor econômico e biológico da semente, torna este setor extremamente competitivo, sendo lançadas […]
Publicado em 21/05/2021
Por Unoesc
A região de Xanxerê se destaca nacionalmente como umas das principais regiões produtoras de sementes do Brasil, tendo destaque a produção de soja, milho e feijão e é conhecida por apresentar características favoráveis à produção de sementes de elevada qualidade. O alto valor econômico e biológico da semente, torna este setor extremamente competitivo, sendo lançadas com grande frequência novas tecnologias e pesquisas.
Visando este setor, a Unoesc está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação em Produção e Tecnologia de Sementes. Esta especialização objetiva fortalecer e melhorar o processo produtivo de sementes, através da atualização dos profissionais da área, para que possam produzir e gerenciar sistemas de produção cada vez mais eficientes e sustentáveis.
O coordenador do curso da Pós-graduação, professor Volmir Frondoloso, explica que a especialização tem foco no conhecimento sobre produção e tecnologia de sementes, desde o início da plantação, nos campos de produção, até o processo de beneficiamento e controle de qualidade.
—Vai contemplar desde a semeadura, trato sanitário, acompanhamento à campo, até a colheita. Outra etapa bastante importante é o beneficiamento, que contempla a recepção, tratamento e armazenamento. Depois da colheita, a semente é levada para a unidade de beneficiamento, passa pelo processo de limpeza e aprimoramento da qualidade biológica. E o Curso contempla, ainda, o estudo da fisiologia e da qualidade e o monitoramento dessa qualidade — comenta o professor.
As aulas ocorrerão quinzenalmente, nas sextas-feiras à noite e aos sábados durante o dia, e serão ministradas por doutores com grande experiência científica e técnica na área. O coordenador ressalta a importância do perfil dos professores.
— Estes profissionais irão compartilhar o conhecimento e toda a informação que eles detêm, para que a nossa região continue sendo referência na produção de sementes de alta qualidade — finaliza o professor.
Informações e inscrições em https://www.unoesc.edu.br/cursos/pos-graduacao/producao-e-tecnologia-de-sementes/apresentacao/2035/300/ab