Página inicial O que acontece Unoesc Xanxerê realiza acolhimento de estudantes estrangeiras
Graduação International Xanxerê

Unoesc Xanxerê realiza acolhimento de estudantes estrangeiras

A Unoesc Xanxerê sediou, na manhã de hoje (23), o acolhimento às estudantes estrangeiras que estudarão na Unoesc no primeiro semestre deste ano. O evento reuniu acadêmicas intercambistas, dirigentes da Unoesc, coordenação da Mobilidade Acadêmica, coordenações de cursos e professores. Na oportunidade, Carolina Barrera Inman (Universidade Autônoma de Baja Califórnia — UABC), Silvia Janete Bojorquez […]


A Unoesc Xanxerê sediou, na manhã de hoje (23), o acolhimento às estudantes estrangeiras que estudarão na Unoesc no primeiro semestre deste ano. O evento reuniu acadêmicas intercambistas, dirigentes da Unoesc, coordenação da Mobilidade Acadêmica, coordenações de cursos e professores.

Na oportunidade, Carolina Barrera Inman (Universidade Autônoma de Baja Califórnia — UABC), Silvia Janete Bojorquez Noriega e Valeria Borunda Quezada (Universidade Autônoma de Chihuahua — UACH) foram recebidas na Unoesc. Enquanto Carolina cursará componentes do curso de Psicologia na Unoesc Xanxerê, Silvia e Valeria irão estudar no curso de Administração da Unoesc Chapecó.

Além disso, também participaram do acolhimento as acadêmicas Renata Tomazeli e Aline Rossetto, ambas da 10ª fase do curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê, que estão participando de intercâmbio na Universidade de Zaragoza (Unizar, na Espanha).

O acolhimento foi constituído de vários momentos. Pela manhã, inicialmente, houve a recepção, por parte dos dirigentes, às acadêmicas intercambistas; prosseguindo, todos assistiram a um vídeo institucional sobre a Unoesc. Na sequência, as intercambistas apresentaram-se e, por fim, receberam orientações sobre a Mobilidade Estudantil.

Já à tarde, as intercambistas participaram da recepção aos calouros no Campus II e, após, visitaram o Hospital Veterinário.

Ampliação das oportunidades de intercâmbio estudantil

Em sua mensagem de boas-vindas, o vice-reitor da Unoesc Xanxerê e presidente da Fundação Unoesc (Funoesc), professor Genesio Téo, afirmou que a Instituição pretende ampliar as oportunidades de intercâmbio, tanto para acadêmicos quanto para professores.

— A Unoesc, ao mesmo tempo em que deseja que vocês se sintam em casa, ressalta que irá incrementar a Mobilidade Estudantil, por entender que ela possibilita o crescimento intelectual de todos os envolvidos. É nossa intenção ser destaque também nessa área — destacou o dirigente.

A coordenadora de Relações Interinstitucionais da Unoesc, professora Kaline Zeni, observou que o estreitamento de relações com universidades estrangeiras envolve também projetos de pós-graduação.

— Essa plataforma de cooperação na gestão universitária colaborará no futuro mestrado em Medicina Veterinária, a ser implantado na Unoesc Xanxerê. O bom relacionamento das universidades envolvidas ocorre com intercâmbios como esses — informou.

A coordenadora frisou também que o campus de Xanxerê tem se destacado no projeto de internacionalização da Unoesc.

Aprender muito

Um sentimento em comum norteia tanto as jovens estudantes que chegam quanto as que se deslocam para intercâmbio no exterior (todas estão na faixa etária dos 20 anos): aprender muito.

As mexicanas Carolina, Silvia e Valeria, que ficarão durante um semestre na Unoesc, estão ansiosas para ampliar seus conhecimentos e aprenderem mais sobre a cultura de um país que consideram acolhedor. Valéria, especificamente, afirmou estar realizando um sonho nesta oportunidade de estudar durante um tempo no Brasil.

Renata e Aline, por sua vez, irão à Espanha, para realizar o estágio final do curso de Medicina Veterinária, onde ficarão por um período de três meses. Em um misto de ansiedade e alegria, elas também pretendem, além dos estudos acadêmicos, conhecer mais sobre a cultura daquele país.

— Nossa expectativa é buscar experiência profissional e pessoal, o que agregará, sem dúvidas, ao nosso currículo — avaliam.

Para a coordenadora do curso de Administração da Unoesc Chapecó, professora Carla Fabiana Cazella, o intercâmbio transforma positivamente a vida das estudantes.

— Queremos instigar os acadêmicos de Administração da Unoesc para o mundo dos negócios internacionais, demonstrando que a economia mundial necessita dessa mobilidade dos administradores — analisa.

Pelo programa de Mobilidade Acadêmica, a Unoesc mantém parceria com diversas universidades de países ao redor do mundo.

Nas fotos abaixo, momentos do acolhimento.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.