Página inicial O que acontece Unoesc Xanxerê recebe a quinta etapa do Circuito Universidade Gratuita: Santa Catarina Melhor
Graduação Xanxerê

O “Circuito Universidade Gratuita: Santa Catarina Melhor” novamente contemplou a Unoesc. Na noite dessa terça-feira (18), a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), em parceria com o Governo do Estado, promoveu o movimento no campus de Xanxerê, no Anfiteatro da Instituição, reunindo mais de mil pessoas.

O evento contou com a presença do governador Jorginho Mello, de secretários de Estado, da presidente da Acafe e reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta, além de autoridades políticas, empresários, professores, estudantes e a comunidade em geral. A recepção foi realizada pelo presidente da Funoesc e vice-reitor da Unoesc Xanxerê, professor Genesio Téo, e pelo reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco.

Depois da Unoesc Joaçaba receber o encontro no dia 23 de maio, foi a vez da Unoesc Xanxerê sediar a quinta etapa do Circuito e conhecer os números do Universidade Gratuita, considerado o maior programa para o desenvolvimento humano, social e econômico de Santa Catarina. A iniciativa possibilita a gratuidade de ensino para estudantes do ensino superior, que, em contrapartida, durante ou após a conclusão da Graduação, prestarão serviços em favor da população.

— O Universidade Gratuita é um grande projeto transformador, que vai elevar a régua de Santa Catarina na educação. Estamos percorrendo várias regiões do estado para divulgar a importância do programa, que possibilita aos catarinenses o acesso a um curso superior e a oportunidade de transformar sonhos em realidade — ressaltou o governador Jorginho Mello.

Conforme destacou a presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, 28,5 mil estudantes foram beneficiados na primeira fase do Universidade Gratuita a e a previsão é atender mais de 47,7 mil acadêmicos em 2024. O programa deverá ofertar 57 mil bolsas em 2025 e mais de 71 mil bolsas a partir de 2026.

— O saldo é positivo e os estudantes estão receptivos na expectativa do acesso a esse programa tão transformador. Ao término de 2026, teremos muitas histórias incríveis para serem contadas com impactos reais gerados pelo Universidade Gratuita em todo o estado de Santa Catarina — enfatizou a presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta.

O reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, enalteceu que são mais de 900 concessões do Universidade Gratuita no campus de Xanxerê. Na Instituição como um todo, até 2026, mais de 12 mil estudantes devem ser contemplados.

— O Circuito consolida um grande programa de inclusão no ensino superior, implementado a partir da visão estratégica do governador em conjunto com a Acafe.  O Universidade Gratuita veio para ficar e estamos felizes por fazer parte desse movimento de transformação, que beneficia diretamente os nossos estudantes e todos aqueles que sonham com a graduação — afirmou o reitor.

Além da apresentação dos números do programa, a etapa do “Circuito Universidade Gratuita: Santa Catarina Melhor” em Xanxerê foi marcada por homenagens e depoimentos de estudantes beneficiados.

— Estamos orgulhosos por receber mais uma etapa do Circuito Universidade Gratuita e integrar esse programa, que revoluciona o ensino superior em Santa Catarina e no país, transforma vidas e reflete no desenvolvimento das regiões — salientou o presidente da Funoesc e vice-reitor da Unoesc Xanxerê, professor Genesio Téo.

Agenda

Antes de participar do “Circuito Universidade Gratuita: Santa Catarina Melhor” na Unoesc Xanxerê, o governador Jorginho Mello visitou a Escola de Educação Básica Aparício Júlio Farrapo. Na sequência, ele se reuniu com empresários do município e da região. A agenda foi acompanhada pelos professores Genesio Téo e Ricardo Antonio De Marco e demais dirigentes da Unoesc.