Unoesc Xanxerê sedia a exposição Claro Gustavo Jansson: o fotógrafo do Contestado
Nesta quarta-feira (8), foi aberta oficialmente a exposição fotográfica “Claro Gustavo Jansson: o fotógrafo do Contestado”, juntamente com a apresentação do livro de mesmo nome, da escritora Rosa Maria Tesser, na presença de dirigentes da Unoesc e autoridades convidadas. Considerando a relevância na produção cultural, a Unoesc Xanxerê é parceira da Fundação Catarinense de Cultura […]
Publicado em 09/11/2017
Por Unoesc
Nesta quarta-feira (8), foi aberta oficialmente a exposição fotográfica “Claro Gustavo Jansson: o fotógrafo do Contestado”, juntamente com a apresentação do livro de mesmo nome, da escritora Rosa Maria Tesser, na presença de dirigentes da Unoesc e autoridades convidadas.
Considerando a relevância na produção cultural, a Unoesc Xanxerê é parceira da Fundação Catarinense de Cultura nesta Mostra que permanecerá aberta à visitação até o dia 14 de novembro, nos três turnos de atendimento da Biblioteca do Campus I, com entrada gratuita.
O presidente da Fundação Unoesc e Vice-reitor da Unoesc Xanxerê, professor Genesio Téo, enalteceu a realização da exposição pela relevância histórica para a região Oeste.
— O evento é muito importante para a Unoesc, pois fortalece junto à comunidade a promoção de mecanismos de apoio e incentivo na realização de projetos culturais. Esta exposição de fotos demonstra momentos vividos e que relembram o centenário do conflito da Guerra do Contestado, contando com toda dedicação e apresentação do livro da escritora Rosa Maria Tesser, a quem agradecemos — afirmou o professor Genesio Téo.
A escritora e curadora da exposição, Rosa Maria Tesser, afirmou que a Unoesc vive um momento ímpar, pois encerra este ciclo itinerante da mostra que contou com a coordenação de Ivan Carlos Schmidt Filho, da Fundação Catarinense de Cultura.
— A Mostra iniciou o ciclo expositivo em setembro de 2016, no Centro Integrado de Cultura em Florianópolis. Passou ainda pelas cidades de Balneário Piçarras, Canoinhas, Porto União, Matos Costa, São Cristóvão, Timbó Grande, Lebon Regis, Monte Carlo, Joaçaba, Irani e encerra com esta mostra na Unoesc Xanxerê — destacou a professora e escritora.
Todo o material que compõe esta exposição será doado, agora, ao município de Irani. Rosa Maria Tesser pesquisou mais de dois anos sobre a vida do fotógrafo Claro Gustavo Jansson e seu acervo de 2,5 mil fotografias que retratam diversos momentos da história do Brasil, com destaque à Guerra do Contestado. Hoje, tem exclusividade na divulgação dessas fotos, autorizada pela filha do fotógrafo, Doroty Jansson, in memorian.
A iniciativa da exposição do fotógrafo do Contestado relembra a passagem do centenário do conflito que ocorreu entre os anos de 1912 e 1916.