Página inicial O que acontece Uso de jaleco fora do ambiente de trabalho é tema de pesquisa
Graduação Pesquisa Videira

Uso de jaleco fora do ambiente de trabalho é tema de pesquisa

O uso inadequado do jaleco por profissionais da saúde foi tema de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da egressa do curso de Farmácia, da Unoesc Videira, Vanessa de Oliveira, sob a orientação da Profa. Mônica Frighetto. Por meio de uma pesquisa de campo, ela ouviu pessoas, nos mais diferentes ambientes da área de saúde, com […]


O uso inadequado do jaleco por profissionais da saúde foi tema de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da egressa do curso de Farmácia, da Unoesc Videira, Vanessa de Oliveira, sob a orientação da Profa. Mônica Frighetto. Por meio de uma pesquisa de campo, ela ouviu pessoas, nos mais diferentes ambientes da área de saúde, com o objetivo de identificar percepções e condutas desses profissionais, referentes ao uso da vestimenta fora do espaço de trabalho.

A pesquisa procurou mostrar, que o uso indiscriminado pode expor as pessoas a riscos de contaminações diversas, em alguns casos até severas, sendo veículo de transmissão de microrganismos.

Na pesquisa, Vanessa ouviu 128 profissionais da saúde e todos disseram usar o jaleco somente no ambiente interno. No entanto, funcionários de estabelecimentos próximos aos locais de saúde, também ouvidos pela pesquisa afirmam o contrário. Eles dizem que a grande maioria também usa na rua, e em outros locais.

Em sua pesquisa, a diplomada garante que pode constatar que os profissionais possuem as informações necessárias sobre os riscos do uso inadequado, no entanto, muitos ainda relutam em se adequar às normas de uso, colocando em risco sua saúde e da população.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as infecções contraídas durante o emprego de cuidados de saúde, constituem-se em um grande problema de saúde pública, pois aumentam os riscos de morte, sendo que uma das causas de infecções desta ordem, pode ser o uso incorreto de jalecos e aventais por profissionais da saúde.

No entanto, a pesquisadora afirma que o tema ainda necessita de maiores debates e aprofundamentos entre os profissionais sobre a importância do uso adequado deste equipamento de proteção a fim de conscientizá-los e fazê-los aderir.

Hoje, no país, estados como o Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, já possuem leis que proíbem o uso desta vestimenta fora do ambiente de trabalho.

A professora Mônica Frighetto, coordenadora do curso de Farmácia e orientadora deste trabalho, aponta que os resultados apresentados neste TCC são de suma importância para a Instituição Unoesc.

—Eles expressam que apesar da maioria dos profissionais negarem o uso de jalecos fora do ambiente laboral, é muito comum deparar com profissionais utilizando estes equipamentos de proteção individual nas ruas, mercados, padarias, restaurantes, lojas entre outros, fato constatado por pessoas que trabalham próximo aos estabelecimentos de saúde— explicou Mônica.

Ela afirma que através dos resultados, também se pôde perceber que todos os profissionais de saúde pesquisados têm o conhecimento sobre o perigo de seu uso inadequado, mas muitos não efetivam este conhecimento.

—Sendo assim, objetivamos levar um projeto de lei junto à Câmara dos Vereadores de Videira, a fim de proibir o uso de jalecos fora do ambiente de trabalho, para que a população não corra mais o risco de contaminações através desta má conduta profissional—.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.