Página inicial O que acontece  V Seminário de Integração de Grupos de Estudos e Pesquisas mobiliza mestrandos e doutorandos
Graduação Notícia Seminário Chapecó

O Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unoesc Chapecó realiza o “V Seminário de Integração de Grupos de Estudos e Pesquisas” (GEPs) na quinta e sexta-feira (25 e 26). Palestras, painéis de discussão e lançamento de livros envolvem a programação.

Hoje a dinâmica de produção no PPGD está estruturada de maneira em que os projetos são trabalhados e desenvolvidos dentro de grupos, embora sejam projetos individuais de pesquisa, tanto do Mestrado quanto do Doutorado. O seminário, que chega à quinta edição, proporciona a integração dos pesquisadores e possibilita que os grupos demonstrem o andamento de projetos e o que está sendo discutido.

— É neste momento em que você olha para os projetos dos colegas e vê como é o método. Discute “o quê?” e principalmente o “como”. Até por isso sempre buscamos professores de fora, para trazer novas perspectivas. São visões externas para que possamos olhar e entender como podemos utilizar isso em nossa produção, que hoje já é bastante profícua — explica o coordenador do evento, professor do PPGD, Thiago Santos Rocha.

O palestrante que iniciou as atividades vivencia também a Unoesc Chapecó, porém no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA). O coordenador, professor Doutor Juliano Spuldaro, abordou como a Administração evoluiu como campo científico. Quais os principais interesses, teorias e disciplinas que ajudaram na consolidação da pesquisa.

— Essa integração é supervaliosa. Primeiro de tudo, nos tira da zona de conforto, para estimular reflexões entre os campos, no caso do Direito e Administração. Uma oportunidade ímpar para refletir sobre o que viemos fazendo, como podemos progredir e beber de outras fontes, para fazer uma pesquisa melhor e surtir mais resultado na comunidade — analisa Spuldaro.

A pluralidade de palestrantes externos é fator de destaque também para o coordenador do PPGD, professor Doutor Robinson Tramontina, que defende as novas visões e metodologias como possibilidades inovadoras aos estudantes. Fato reforçado também pelo vice-reitor, professor Doutor Carlos Eduardo Carvalho, que compreende o encontro como etapa necessária no desenvolvimento de mestrandos e doutorandos.

— Entendemos que é fundamental que o pesquisador apresente seu trabalho em diversas etapas, não apenas no fim do processo. É importante submeter o andamento ao crivo de seus pares, inclusive para que possam contribuir e questionar. É um meio de evolução acadêmica proporcionado pela Universidade — fortalece o vice-reitor.