Vereadores prestam homenagem pelos 35 anos do Curso de Pedagogia da Unoesc São Miguel
Na noite de terça-feira (24), a Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste prestou uma homenagem emocionante aos 35 anos de história do Curso de Pedagogia da Unoesc em São Miguel do Oeste. A sessão solene, proposta pela vereadora Cris Zanatta, foi realizada no plenário do Poder Legislativo e reuniu professores, ex-professores, alunos e […]
Publicado em 26/10/2023
Por Unoesc
Na noite de terça-feira (24), a Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste prestou uma homenagem emocionante aos 35 anos de história do Curso de Pedagogia da Unoesc em São Miguel do Oeste. A sessão solene, proposta pela vereadora Cris Zanatta, foi realizada no plenário do Poder Legislativo e reuniu professores, ex-professores, alunos e egressos do curso de Pedagogia.
O evento contou com a entrega de certificados a alunos da primeira turma de Licenciatura em Pedagogia, que deu iniciou em 1988. Nesse período, a Unoesc estava sediada no Colégio La Salle Peperi e era dirigida por Abele Carlos Casarotto, tendo Angela Maria Petry como Coordenadora do Curso. Desde então, a Unoesc formou 31 turmas de Pedagogia, abrangendo regimes regulares, especiais, de magistério e no Campus de Maravilha.
Além dos estudantes, também foram homenageados professores e ex-professores do Curso de Pedagogia, bem como egressos representando cada uma das 31 turmas já formadas pela Unoesc. Um certificado especial reconhecendo a importância da classe política que trabalhou na instalação do Curso de Pedagogia em São Miguel do Oeste foi entregue a Jussara Basso, filha de Luiz Basso, que ocupava o cargo de prefeito na época.
A Coordenadora do Curso de Pedagogia, professora Janes Terezinha Cerezer Kohnlein, agradeceu à Câmara por proporcionar esse momento de reconhecimento e celebração do Curso, que possui a nota máxima no conceito do MEC, que é cinco. Ela refletiu sobre o trabalho árduo e de alta qualidade que sustentou o Curso ao longo de seus 35 anos de existência.
— Após 35 anos, consolidamos nossa caminhada com sucesso, mas também com muito trabalho, pesquisa e qualidade no ensino. A palavra gratidão traduz esse momento a todos aqueles que trabalharam incansavelmente para que o curso seguisse em meio às adversidades sociais, políticas e econômicas que o país enfrentou durante esse período. Todos vocês fazem parte dessa história: desde quem idealizou o curso até cada um dos estudantes que por aqui passaram, professores, coordenadores que fizeram a gestão — afirma Janes.
A ex-professora do Curso de Pedagogia e aluna da primeira turma, Cleusa Lazarotto, compartilhou algumas das dificuldades enfrentadas pelas primeiras turmas, como a aquisição de livros para a formação.
— Precisamos orientar sobre a vida, sobre os perigos, sobre as dificuldades que se põem no caminho. E ensinar, principalmente, a forjadura com entusiasmo para encontrar as possibilidades e fazer o enfrentamento e a superação de cada desafio novo. Numa sociedade cambiante, em que não se sabe o que é válido ou prioritário, perdemos alguns referenciais. Então ensiná-los a enfrentar os problemas e as dificuldades em ambientes diversos, longe de nós, sem sofrer os malefícios, é um grande e maravilhoso desafio — reforça Cleusa.
Representando os alunos da primeira turma, Marilena Seffrin, destacou as mudanças significativas no processo de formação dos alunos, incluindo a evolução da tecnologia.
Ela reforçou a importância de guiar os estudantes na abordagem de problemas e dificuldades, preparando-os para enfrentar as complexidades da vida em uma sociedade em constante mudança.