Viagem de estudos e visitas técnicas são realizadas pela Unoesc
Entre os dias 25 e 28 de outubro de 2018, os acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unoesc Chapecó realizaram viagem de estudos nas cidades de Hernandarias e Ciudad Del Este, no Paraguai, com objetivo de aprofundar conhecimentos em internacionalização e contabilidade internacional. Na ocasião, os estudantes visitaram as empresas brasileiras Altenburg e Estrela. No Paraguay, a indústria brasileira é beneficiada pela Lei 1.064/97 chamada Lei de Maquila, promulgada pelo Decreto […]
Publicado em 19/11/2018
Por Unoesc
Entre os dias 25 e 28 de outubro de 2018, os acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unoesc Chapecó realizaram viagem de estudos nas cidades de Hernandarias e Ciudad Del Este, no Paraguai, com objetivo de aprofundar conhecimentos em internacionalização e contabilidade internacional.
Na ocasião, os estudantes visitaram as empresas brasileiras Altenburg e Estrela. No Paraguay, a indústria brasileira é beneficiada pela Lei 1.064/97 chamada Lei de Maquila, promulgada pelo Decreto 9.585/2000. O país tem como órgão executor e regulador das indústrias maquiladoras o Conselho Nacional das Indústrias Maquiladoras e Exportadoras – CNIME, pertencente ao Ministério de Indústria e Comércio e age em compasso com o Tratado do Mercosul, numa perspectiva de fomento ao desenvolvimento regional.
E, para finalizar o roteiro da viagem de estudos, os estudantes realizaram a visita técnica na Usina Hidrelétrica de Itaipu. Em 26 de abril de 1973, Brasil e Paraguai assinaram o Tratado de Itaipu, instrumento legal para o aproveitamento hidrelétrico do Rio Paraná pelos dois países. Em 17 de maio de 1974, foi criada a entidade Itaipu Binacional, para gerenciar a construção da usina.
Segundo a coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unoesc Chapecó, Carla Fabiana Cazella, para os acadêmicos a visita foi fantástica, proporcionando momentos de aprendizagem, imersão prática na internacionalização das empresas e a oportunidade de conhecer outra cultura.
Texto: Professora Carla Fabiana Cazella