Página inicial O que acontece Videirenses são aprovados em concurso para juízes em Santa Catarina
Graduação Diplomados Videira

Videirenses são aprovados em concurso para juízes em Santa Catarina

Os egressos do curso de Direito da Unoesc Videira, Ildo Fabris Junior e Marilene Graneman de Mello, após longo processo de preparação, foram aprovados para os cargos de juízes de direito do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. A relação dos aprovados foi divulgada na sexta-feira (22) pelo desembargador Antonio do Rêgo Monteiro Rocha, presidente da […]


Os egressos do curso de Direito da Unoesc Videira, Ildo Fabris Junior e Marilene Graneman de Mello, após longo processo de preparação, foram aprovados para os cargos de juízes de direito do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. A relação dos aprovados foi divulgada na sexta-feira (22) pelo desembargador Antonio do Rêgo Monteiro Rocha, presidente da comissão examinadora do concurso público que aprovou ainda outros 12 candidatos de várias regiões do Estado.

Os 14 candidatos aprovados seguirão no início do mês de setembro para um período de quatro meses na Academia Judicial, para depois passarem a atuar como magistrados nas comarcas distribuídas pelo Estado. Ao fim da sessão pública, o desembargador Torres Marques, presidente da comissão de concurso, agradeceu o empenho e dedicação da mesa examinadora e de servidores e finalizou com os votos de boas-vindas aos novos juízes.

O professor Ricardo Emilio Zart, coordenador do curso de Direito da Unoesc Videira, salienta que o mérito de ambos também é estendido aos professores do curso, e que tal vitória sirva de incentivo e modelo para os acadêmicos de Direito, de que realmente é possível, com dedicação e empenho, alcançar os seus sonhos na disputada carreira jurídica.

— É uma satisfação e um orgulho ver a persistência e dedicação dos egressos do curso de Direito, Ildo Fabris Junior e Marilene Granemann de Mello, serem reconhecidas com a aprovação no Concurso para a Magistratura Catarinense, um dos concursos mais difíceis de se obtrer aprovação. A Coordenação do Curso de Direito parabeniza os novos magistrados desejando muito sucesso na carreira da judicatura.

Conheça um pouco mais sobre futuros magistrados

Ildo Fabris Junior

Como foi o percurso até aqui?

O desejo pela magistratura surgiu ainda na faculdade, quando estava fazendo estágio no fórum de Videira. Desde então, direcionei minha vida (e consequentemente, dos que estavam próximos de mim) para o concurso. Foram 10 anos de estudo e dedicação, conciliando com o trabalho e a família. Fiz vários concursos para juiz, nos Estados do RS, PR e SC, mas o objetivo principal sempre foi a magistratura catarinense.
 

E a preparação?

Fiz faculdade de Direito na Unoesc de Videira, onde também cursei uma especialização em Direito Material e Processual. Também frequentei a Escola Superior da Magistratura em Florianópolis no ano de 2005 e um curso telepresencial em 2009. Além disso, estudava uma média de 4 a 6 horas diárias, inclusive nos feriados e finais de semana. Todas as minhas férias também foram alinhadas para as vésperas das provas para a revisão do conteúdo. Sobrava pouco tempo para o lazer. O descanso ocorria durante o recesso de final de ano, quando então passava o Natal e a virada de ano com a família, ‘recarregava as baterias’ e iniciava o ano com mais energia. Eu sabia que este não era o melhor caminho, mas sim, o único caminho.

A família foi fundamental para essa conquista. Além do incentivo e apoio incondicionais, jamais me deixaram desanimar ou desistir quando reprovava em algum concurso. Cada familiar contribuiu de alguma maneira, em especial meus pais e minha esposa. Serei eternamente grato.

 

Quais as expectativas dessa nova caminhada?

A próxima fase do certame consiste no curso de formação, com duração de 4 meses, em Florianópolis. A previsão de posse é fevereiro de 2015, quando então, espero conseguir trabalhar na região de Videira, retomando o convívio com a família e os amigos.

Como profissional, espero atender às expectativas dos cidadãos e ajudar o Poder Judiciário de Santa Catarina a cumprir sua missão de distribuir justiça.

Gostaria que minha história servisse de inspiração para os alunos da Unoesc na busca de seus objetivos; pois com dedicação, fé e perseverança todos são capazes de alcançá-los. E, como dizia o Prof. João Marques em aula: “A única coisa que separa o oeste do litoral é a Serra do Mar."

 

Marilene Granemann de Mello

Como foi o percurso até aqui?

São quase vinte anos de carreira. Iniciei como estagiária do Ministério Público, fui técnica do judiciário, auxiliar nos Fóruns de Fraiburgo e Videira, Assistente de Promotoria em Videira, Analista Jurídico-Chefe de Cartório de Fraiburgo, Professora Universitária na Unoesc Campus Videira), e Analista do Judiciário da Justiça Federal em Rio do Sul.
 

E a preparação?  

Além da graduação do curso de Direito, cursei a Escola Superior da Magistratura, na extensão viabilizada pela Unoesc Videira, fiz cursos de extensão em Direito Material e Processual Civil e Direito Empresarial na Unoesc Videira.

A família é o alicerce. O esposo, a mão sempre pronta pra apoiar, o coração grandioso, disposto a entender as ausências. Quanto aos amigos, sendo impossível nominar todos, aqui representados por Pedro Bortolli, Ildo Fabris Júnior, André e Gisele Ribeiro, e Jaqueline Moreira da Veiga, especialmente neste último concurso, pois sem o incentivo deles não teria sido possível.

 

Quais as expectativas dessa nova caminhada?

Fazer a diferença! Não só o possível, mas dar o meu melhor. O juiz pode sim influenciar/mudar o ambiente em que está inserido. Basta comprometer-se!

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.