Vídeo documentário produzido pelo PPGD da Unoesc é lançado na Universidade de La Plata
Publicado em 18/10/2023
Por Imprensa Unoesc
O vídeo documentário “Vozes que ecoam: um diálogo ancestral sobre o projeto colonial e a resistência indígena” foi lançado, no dia 12 de outubro, na Universidade Nacional de La Plata, na Argentina, durante a sexta edição do Congreso Iberoamericano de Filosofía Práctica.
O produto fílmico foi produzido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Intersubjetividade: Gênero, Orientação Sexual, Raça e Etnia do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unoesc. O material é resultado de atividades de ensino e pesquisa no decorrer de 36 meses junto às comunidades indígenas Tabajara (Paraíba) e Kaingang (Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
A professora Doutora Thais Janaina Wenczenovicz e as doutorandas Émelyn Linhares e Marlei Angela Ribeiro dos Santos apresentaram a temática do filme aos participantes do evento. A explanação foi seguida por um debate com o moderador professor Doutor Joaquín Benavidez, da Universidade Nacional Autônoma do México.
— O produto demonstra sua responsabilidade com temas emergentes e pertencentes à realidade regional e também colabora para a ampliação de conhecimentos sobre a formação do pensamento social brasileiro — destacou o moderador.
Durante a programação do Congresso, a professora e as doutorandas do PPGD da Unoesc ainda apresentaram dois artigos científicos denominados “Cuerpos, territorios, resistencias: las voces de las mujeres indígenas desde el Sur de Brasil” e “El derecho constitucional brasileño y la presencia indígena como materialización de justicia”.