Visita ao Tribunal de Justiça do Paraná complementa o conhecimento de acadêmicos do curso de Direito
Nos dias 8 e 9 de novembro, 40 alunos do curso de Direito, acompanhados pela coordenadora do curso, professora Magda Cristiane Detsch da Silva realizaram uma visita de estudos ao Tribunal de Justiça do Paraná e à Justiça Federal de Curitiba. Na visita os alunos puderam acompanhar sessões de julgamento de Câmaras do Tribunal de Justiça […]
Publicado em 27/11/2018
Por Unoesc
Nos dias 8 e 9 de novembro, 40 alunos do curso de Direito, acompanhados pela coordenadora do curso, professora Magda Cristiane Detsch da Silva realizaram uma visita de estudos ao Tribunal de Justiça do Paraná e à Justiça Federal de Curitiba.
Na visita os alunos puderam acompanhar sessões de julgamento de Câmaras do Tribunal de Justiça do Paraná. E, na Justiça Federal, puderam conhecer as instalações físicas, o funcionamento das Varas Federais, conversar com Juízes e acompanhar a webconferência, que é uma realidade do processo eletrônico, que agiliza a prestação jurisdicional.
— Essas visitas de estudos são relativas ao componente curricular Atividades Curriculares Complementares, que possuem atividades que visam complementar o conhecimento dos acadêmicos, de modo a ampliar a formação profissional e humana deles — afirmou a coordenadora do curso, professora Magda Cristiane Detsch da Silva
Para o acadêmico da 6ª fase, Lucas Leal Nunes, a viagem foi de grande proveito, tanto em questões teóricas, e ainda mais em questão prática, vivenciando realmente, o que é tratado em sala de aula.
— Ter um contato tão próximo com atos da vida jurídica, como a sustentação oral que os advogados pleiteavam em tribuna, nos colocou frente ao dia a dia de uma das várias possibilidades que o curso de direito proporciona como profissão e isso foi uma experiência única. Já a viagem como um todo, também possibilitou descontrair e socializar com outros acadêmicos e professores — afirmou Lucas.
—A viagem de estudos – TJ PR, Justiça Federal e passeios culturais (Jardim Botânico e Parque Tanguá) proporcionada pelo curso foi uma oportunidade de vivência acadêmica fantástica, onde pudemos participar de audiências de repercussão nacional, como o julgamento de Habeas Corpus de um ex governador estadual, além de sustentações orais e votos cheios de fundamentação, retórica e argumentação jurídica por parte de defensores e desembargadores. Ademais, poder compartilhar desses momentos com colegas de classe e também de outras fases foi uma experiência única. Sou muito grata ao curso de Direito e em especial à Professora Magda, coordenadora que nos acompanhou na viagem— enfatiza a acadêmica, Aline Galio.