Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Educação visa formar pesquisadores aptos e comprometidos com a produção, a difusão e o avanço do conhecimento científico da área da Educação e com a intervenção em problemas relacionados ao fenômeno educativo em suas múltiplas dimensões e determinações, com vistas à transformação social.
HISTÓRICO
A criação de um curso de Mestrado acadêmico em Educação nasceu dos esforços de docentes da Instituição vinculados à Área de Ciências da Educação, Humanas e Letras (hoje Área das Ciências da Educação) que, no ano de 2000, elaboraram o projeto do que viria a ser o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu da mesorregião Oeste Catarinense.
Entre os motivos que justificaram a implantação do curso destacam-se a falta de oportunidades regionais para a qualificação de docentes, a necessidade de abertura de condições para o aprofundamento de estudos e a formação de pesquisadores e a atenção aos acelerados processos de transformação social e suas incidências no plano da formação e do trabalho docente.
Reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina em 8 julho de 2003, o curso de Mestrado foi recomendado pela Capes em julho de 2006. Em 2018, a Unoesc obteve a recomendação do curso de Doutorado em Educação, cujas atividades foram iniciadas no mesmo ano.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Políticas e Processos em Educação
O Programa de Pós-Graduação em Educação focaliza as políticas públicas em educação e o fenômeno educativo em suas múltiplas dimensões e determinações, tendo em vista o desenvolvimento do campo científico da área, a qualificação de profissionais com capacidade de atuação nas questões educacionais, em conexão com os contextos nacional e internacional, na perspectiva do desenvolvimento humano e social.
LINHAS DE PESQUISA
Linha de Educação, políticas públicas e cidadania.
Investiga as políticas educacionais, nomeadamente as de formação e trabalho docente, de avaliação e regulação da educação escolar, de gestão educacional e outras que informam a ação do Estado e as transformações ocorridas no campo educacional em diferentes níveis, períodos e contextos sócio-históricos. Aborda a relação entre o Estado e a Sociedade, no que se refere à formulação de agendas públicas e ao desenvolvimento de propostas educativas, questões contemporâneas relacionadas aos direitos humanos, justiça social e equidade de gênero e repercussões na promoção da cidadania.
Palavras-chave: Políticas educacionais. Avaliação educacional. Regulação da educação. Formação e trabalho docente. Políticas curriculares. Gestão educacional. Educação e Trabalho. Desenvolvimento social. Cidadania. Equidade de gênero.
Áreas: Educação. Política Educacional. Gestão educacional. Tópicos Específicos de educação .
Docentes:
Camila Regina Rostirola
Elton Luiz Nardi
Márcio Giusti Trevisol
Marilda Pasqual Schneider
Neiva Furlin
Processos Educativos
Investiga os processos de ensino e aprendizagem, considerando as relações que se estabelecem entre diferentes perspectivas teóricas de ensino, aprendizagem e desenvolvimento e práticas pedagógicas que se processam em diferentes tempos e espaços educativos, níveis de escolarização e modalidades de educação.
Docentes:
Anderson Luiz Tedesco
Dilva Bertoldi Benvenutti
Jacques de Lima Ferreira
Maria Teresa Ceron Trevisol
Marineiva Moro Campos de Oliveira
Maurício João Farinon
Grupos de Pesquisa
Linha de Pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Cidadania
Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC)
Líder: Dra. Neiva Furlin
Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior em Santa Catarina- GEPPPPES / SC
Líder: Márcio Giusti Trevisol
Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability na América Latina
Líder: Dra. Marilda Pasqual Schneider
Linha de Pesquisa: Processos Educativos
Formação Docente e Práticas de Ensino (GEFOPE)
Líder: Dra. Maria Teresa Ceron Trevisol
Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (GEPeFE)
Líder: Prof. Dr. Mauricio João Farinon
Objetivos
-
Estimular o desenvolvimento de pesquisas que busquem contribuir para uma melhor compreensão da realidade educacional, em suas relações histórico-culturais, e para atuação nessa realidade.
-
Promover investigações vinculadas aos objetivos das suas linhas e grupos de pesquisa.
-
Oportunizar conhecimento teórico-conceitual e de abordagens epistemológicas e metodológicas acerca dos processos de pesquisa em educação.
-
Promover atividades acadêmicas diversificadas e em diferentes ambientes de aprendizagem, de modo a contribuir para a formação de pesquisadores de alto nível.
-
Promover a inserção acadêmica dos pesquisadores e estudantes do Programa nos contextos regional, nacional e internacional.
-
Incentivar a socialização do conhecimento produzido e das experiências de formação, ampliando o intercâmbio e as trocas com a comunidade educacional e a sociedade em geral.