O que são Periódicos?
Também chamados de Revistas Científicas, são publicações de cunho acadêmico, com conteúdo relevante para a comunidade científica.
Os conteúdos publicados são criteriosamente selecionados pelos editores-chefes e avaliados por pesquisadores de renome na área.
Cada revista possui suas próprias normas específicas, contudo, todas elas mantêm uma equipe editorial qualificada, composta pelos editores-chefes, que são os responsáveis pelo periódico, auxiliados pelos editores-adjuntos, e a equipe técnica da Editora, além de um grande número de avaliadores externos.
A Editora Unoesc é responsável pela publicação de cinco Revistas Científicas, quatro delas vinculadas aos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, disponibilizadas na página dos Periódicos.
Revista Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL], vinculada ao Programa de Pós-graduação em Direito, Mestrado e Doutorado.
Revista Roteiro, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado e Doutorado.
Revista Race, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado e Doutorado.
Revista Evidência, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde, Mestrado.
Cada um dos Periódicos tem seu próprio ISSN e todos os artigos publicados recebem um número de DOI individual.
As etapas que compõem a produção e publicação dos Periódicos são:
Revisão linguística: são realizadas correções quanto à ortografia, acentuação, pontuação, concordâncias verbal e nominal, coesão, coerência, semântica, sintaxe, estilística e demais ajustes que tornem o texto adequado à norma padrão da Língua Portuguesa.
Ou
Adequação metodológica: são realizadas adequações e correções quanto à metodologia de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da American Psychological Association (APA) e do Estilo Vancouver (Vancouver Style), considerando as diretrizes de cada material.
Depois da revisão ou adequação:
Diagramação: é a etapa em que os textos aprovados do material são inseridos no formato escolhido no projeto gráfico.
Atribuição do DOI: o Digital Objetc Identifier (DOI) é um identificador mundial de publicações em redes digitais, contendo todas as informações autorais e de conteúdo do texto publicado.
Publicação dos artigos: os artigos selecionados devem ser publicados individualmente na página da Revista, considerando a Edição em que devem ser atribuídos.
Marcação XML: utilizada em periódicos eletrônicos, permite que os artigos sejam publicados em um formato diferenciado, exigido por algumas bases de dados e indexadores. Esse formato permite que todas as informações da publicação sejam “pesquisáveis”, facilitando a elaboração de índices e fator de impacto da Revista.