Após a crise financeira mundial de 2008 um grupo de ativistas políticos e hackers lançou o bitcoin, primeira moeda criptografada da história. O objetivo era muito claro, retirar o poder que o estado detinha sobre o capital financeiro mundial e descentralizar este poder entre os cidadãos dos diversos países ao redor do mundo, transformando assim a maneira como entendemos e usamos o dinheiro, visando uma reestruturação da segurança do próprio sistema financeiro e a criação de uma nova organização econômica.
No mês de Junho do ano de 2009 o valor correspondente à 1 bitcoin era 0,0001 dólares. Hoje, passados pouco mais de 8 anos, 1 bitcoin está sendo vendido por mais de 5000 dólares. Diante de tamanha valorização, a moeda bitcoin vem chamando a atenção de várias pessoas ao redor do mundo, interessadas no uso dos bitcoins como moeda de troca e opção de investimento. Entretanto, ainda que a tecnologia dos bitcoins seja extremamente segura, trata-se de um sistema completamente descentralizado, sem um órgão regulamentador que repasse ao público as regras, riscos e oportunidades para aqueles que se interessam em começar a operar com a moeda.
OBJETIVOS
Apresentar os principais tópicos, riscos e oportunidades envolvidos na operação com bitcoins e criptomoedas.
PÚBLICO-ALVO
Cidadãos que têm interesse em usar o bitcoin e as criptomoedas como opção de investimento e cidadãos empreendedores que têm interesse em usar o bitcoin e outras criptomoedas como moeda de troca dentro do seu empreendimento.