As bandagens funcionais são muito utilizadas na prática esportiva e na complementação dos atendimentos em fisioterapia e se dividem em bandagens rígidas e elásticas. Seus métodos de aplicação, visam, aliviar a dor, reduzir edemas, gerar maior estabilidade articular, melhorar a contração muscular e ativação vascular. No método de aplicação rígida, seu principal objetivo é estabilizar a articulação, evitando entorses ou a progressão de determinada lesão. Enquanto que a bandagem funcional por ser mais elástica, favorece a estabilização dinâmica da articulação, diminui pontos de tensão muscular, estimula a contração e liberação muscular.
Obs: Recomenda-se o uso de roupas de ginástica (calção, top etc).
objetivos Gerais
Complementar a formação de acadêmicos e profissionais fisioterapeutas, de modo a atender novas demandas do mercado de trabalho.
objetivos específicos
- Favorecer uma avaliação criteriosa das disfunções musculoesqueléticas;
- Aplicar a bandagem em áreas anatômicas específicas, determinando parâmetros de aplicação, método, tipo de bandagem na distribuição de forças musculares, estabilização articulação e prevenção de sobrecarga de tecido.
- Consolidar o conhecimento através da sua aplicação clínica de forma a qualificar o atendimento fisioterápico e consequentemente incrementar a resolutividade dos casos de pacientes portadores de tais disfunções.
Público-Alvo
Acadêmicos do curso de fisioterapia (6º, 8º e 10ª fase), egressos e profissionais fisioterapeuta da região.
PROFESSOR
Alonso Romero Fuentes - Currículo lattes