Página inicial O que acontece Feira de Trocas – Rê9 II edição
Joaçaba

Feira de Trocas – Rê9 II edição

A Rê9UNOESC se destaca como um espaço de despertar de consciências, onde a prática da troca e a maneira como a feira é conduzida favorecem a vontade das pessoas em “desapegar” do modelo de consumo mercadológico imposto pela sociedade moderna. Ao estimular a reflexão sobre o consumo responsável e a reutilização de objetos, a feira […]

A Rê9UNOESC se destaca como um espaço de despertar de consciências, onde a prática da troca e a maneira como a feira é conduzida favorecem a vontade das pessoas em "desapegar" do modelo de consumo mercadológico imposto pela sociedade moderna. Ao estimular a reflexão sobre o consumo responsável e a reutilização de objetos, a feira busca incentivar uma mudança de paradigma em relação à cultura do descarte.

A Feira de Trocas da Unoesc é uma iniciativa aberta a todos os membros da comunidade acadêmica (Unoesc e SuperAtivo) e ao público em geral. O funcionamento da atividade baseia-se em um modelo de trocas, onde os participantes podem levar itens que não utilizam mais e, em contrapartida, escolher objetos disponibilizados por outras pessoas.

Ao entregar um item para a feira durante o período determinado, a pessoa receberá um vale-troca para utilizar. Durante o evento também será possível entregar itens para a troca.

Objetivos

• Refletir a agenda relacionada ao tema da educação para a sustentabilidade e orientar a ação integrada e contínua de feiras de trocas no campus I da Unoesc Joaçaba.
  • Fomentar ações e promover reflexões acerca da Educação para a Sustentabilidade, visando disseminar ideias e instigar práticas sustentáveis entre alunos, docentes, funcionários, empresas e a comunidade atendida pela área da Unoesc campus Joaçaba e colégio SuperAtivo.
  • Facilitar o acesso à informação e à cultura sustentável por meio da troca de objetos e experiências.
  • Incentivar a leitura e utilização do espaço da biblioteca.

AtividadeDataLocalHorário
Recebimento dos itens de trocaaté 16 de outubro de 2024Biblioteca, Campus I da Unoesc JoaçabaManhã: das 7h30 às 11h30
Noite: das 18h às 22h
Evento17 e 18 de outubro de 2024Biblioteca, Campus I da Unoesc JoaçabaManhã: das 7h30 às 11h30
Noite: das 18h às 22h

Lista de objetos para troca

• Livros de diferentes gêneros e temas (literatura, ficção, não-ficção, acadêmicos, entre outros).
  • Acessórios de moda (lenços, chapéus, óculos, etc.).
  • Artigos esportivos (bolas, raquetes, equipamentos de academia, etc.).
  • Bichos de pelúcia
  • Bijuterias e acessórios diversos.
  • Brindes e objetos promocionais em bom estado.
  • Brinquedos e jogos infantis.
  • Calçados (sapatos, sandálias, tênis, chinelos) em boas condições.
  • Discos de vinil com músicas variadas.
  • DVDs e Blu-rays de filmes, séries e documentários.
  • Eletrônicos funcionando adequadamente (celulares, tablets, laptops, etc.).
  • Ferramentas e materiais para artesanato.
  • Gibis e revistas em quadrinhos.
  • Instrumentos musicais.
  • Itens de decoração (quadros, enfeites, vasos, etc.).
  • Materiais de escritório (canetas, cadernos, pastas, etc.).
  • Peças de bicicleta e acessórios ciclísticos.
  • Pequenos eletrodomésticos (liquidificadores, cafeteiras, ferros de passar, etc.).
  • Plantas ornamentais e mudas diversas.
  • Roupas em bom estado (camisetas, blusas, calças, vestidos, etc.).
  • Utensílios domésticos em bom estado (talheres, copos, pratos, panelas, etc.).

Observações

• É importante enfatizar que os objetos devem estar em boas condições de uso para que a troca seja justa e vantajosa para ambas as partes.
  • Itens danificados, quebrados ou em condições precárias devem ser descartados de forma adequada, não sendo aceitos na feira.
  • A diversidade dos objetos é fundamental para atrair uma variedade de participantes e garantir a riqueza das trocas realizadas.
  • Os participantes são encorajados a trazer itens que já não utilizam mais, mas que possam ser úteis e interessantes para outras pessoas, fomentando o espírito de compartilhamento e reutilização.
  • A participação no evento é gratuita e aberta a todos os interessados, tanto da comunidade acadêmica quanto do público externo.
  • A equipe organizadora estará disponível ao longo do evento para auxiliar os participantes e garantir o bom funcionamento da feira.
  • Os participantes são encorajados a trazer objetos em bom estado para a troca, incentivando a qualidade das trocas realizadas.

Recebimento dos itens: 06 a 23/9/24
Evento: 25 e 26/9/24