O Colóquio Internacional de Filosofia e Educação é iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (GEPeFE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e, desde 2017, se constitui em espaço de estudos e debates em torno da agenda educacional sob o enfoque da Filosofia. Conscientes dos problemas que recaem sobre a Filosofia da Educação, a qual encontra na herança metafísica as raízes de posturas dogmáticas e doutrinárias, o lugar filosófico enquanto teoria e prática vêm se constituindo em espaço privilegiado de desconstrução de preconceitos, de emergir de forças em defesa da justiça social e desenvolvimento humano, de defesa da democracia e do estado democrático de direito. Juntamente com a urgente necessidade de profissionais com qualidade técnico- instrumental, é também urgente a defesa e a promoção da formação humana, a qual se volta à constituição do sujeito, compreendido aqui em suas bases ética, estética, política, cultural, epistemológica, tornando-o capaz de identificar os problemas presentes na sociedade e construir modos coletivos de solução.
Na sua IV edição, o Colóquio Internacional de Filosofia e Educação faz a proposição do tema “Em defesa da justiça e democracia: a responsabilidade da educação”. Com este evento, o PPGEd atende algumas necessidades: (a) qualificação da formação dos mestres e doutores; (b) ampliação do debate filosófico-educacional em nível acadêmico; (c) formação dos estudantes das graduações em Pedagogia (desde 2022 o colóquio se constituiu como Semana Acadêmica da Pedagogia); (d) promoção da educação básica de qualidade; (e) significação das instituições educativas como eficazes na promoção da paz e justiça.
Ainda, o colóquio pretende intensificar a criação de hábitos e atitudes necessários aos profissionais da Educação: a capacidade de refletir sobre questões políticas; o reconhecimento de que todos somos portadores de direitos que merecem respeito; a preocupação pela vida em sua complexidade; a construção e manifestação de juízos críticos sobre diferentes aspectos da vida em sociedade; a colocação do bem na perspectiva do comum; ser capaz de se entender como indivíduo e como parte de um todo complexo. Essas são algumas das tarefas da educação quando nos defrontamos com o mundo marcado pela pluralidade/alteridade, pelas inseguranças e incertezas, pela responsabilidade que nos cabe frente ao mundo que herdamos e precisamos preservar e qualificar.
Organizadores
Prof. Dr. Mauricio João Farinon (Unoesc)
Prof. Dr. Anderson Luiz Tedesco (Unoesc)
Profª. Dra. Maria Helena Damião (Universidade de Coimbra)
Programação
28/10/2024
- Horário: das 18h às 22h
- Título da palestra: How healthy is the education garden? [Quão saudável é o jardim educacional?]
- Palestrante: Dra. Pauline Collins (University of Southern Queensland-Queensland/Australia)
29/10/2024
- Horário: das 18h às 22h
- Título da palestra: Fascinados com os meios, esquecemo-nos dos fins. Sobre o sentido da escola no século XXI
- Palestrantes: Dra. Maria Helena Damião (Universidade de Coimbra/Portugal) e Dra. Maria Luísa Portocarrero (Universidade de Coimbra/Portugal)
30/10/2024
- Horário: das 18h às 22h
- Título da palestra: Estruturas institucionais da educação. À contramão de John Dewey?
- Palestrante: Dr. Hans-Georg Flickinger (Universidade de Kassel/Alemanha)