Capinzal

UNITI Capinzal

A Universidade da Terceira Idade (UNITI) da Unoesc Capinzal oferece um espaço de aprendizagem contínua e integração social para a população idosa da comunidade local. Por meio de palestras e oficinas com temáticas pertinentes ao dia a dia, os idosos têm a oportunidade de atualizar seus conhecimentos, adquirir novas habilidades e manter-se mentalmente ativos. Através […]

Através da UNITI, a Unoesc reafirma seu compromisso com a valorização e inclusão dos idosos na sociedade, oferecendo um espaço onde eles são respeitados, ouvidos e valorizados, contribuindo para um envelhecimento mais saudável e feliz.

Além dos benefícios individuais, a UNITI também fortalece a coesão social e contribui para uma sociedade mais inclusiva e solidária por meio da interação entre gerações e do compartilhamento de conhecimentos.

Objetivos

• Oferecer oficinas e palestras que possibilitem o desenvolvimento intelectual e a atualização de conhecimentos dos idosos em diversas áreas, promovendo atividades práticas que estimulem a cognição e a saúde mental.
  • Criar espaços de convivência e interação social que favoreçam a formação de redes de apoio, amizades e trocas de experiências entre os participantes, reduzindo a sensação de isolamento e solidão.
  • Incentivar o desenvolvimento de atividades físicas regulares, como exercícios, dança e caminhadas, que contribuam para a manutenção da saúde física.
  • Promover o acesso à cultura através de viagens de estudo, além de incentivar a produção cultural própria dos participantes por meio da música e da dança.
  • Realizar atividades que promovam a conscientização sobre o processo de envelhecimento saudável, abordando temas como prevenção de doenças, cuidados pessoais e qualidade de vida.

Presencialmente na Unoesc Capinzal ou pelo telefone (49) 3551-2170.

Período de realização das aulas

de 05/08/2024 a 09/12/2024.

Atividade de socialização: piquenique
    Atividade para o cérebro: Jogos e desafios cognitivos
    Atividade prática: Fisioterapia respiratória
    Atividade: Filme e debate com acompanhamento de Assistente Social
    Entendendo e gerenciando a dor
    Oficina de canto: Soltando a voz com alegria
    Oficina de dança: Ritmos e movimentos para a terceira idade
    Palestra: Entendendo a demência
    Palestra: O que fazer após uma queda?
    Palestra: Saúde mental e a importância do sono
    Palestra: Segurança Digital - Como se proteger de golpes e fraudes
    Viagem Machadinho/RS: Explorando o turismo regional
    Viagem Nova Veneza/SC: Explorando a história e as tradições