Sobre o Museu Arqueológico da UNOESC
O Museu Arqueológico da UNOESC tem como missão promover a mobilização coletiva para a valorização do patrimônio arqueológico e ambiental local e regional do oeste catarinense, por meio da divulgação do seu acervo, de ações educativas e construção de conhecimentos. Dessa forma, pelo seu caráter cultural e social, o museu pretende dar acesso a sociedade ao patrimônio que o acervo representa, fomentando o debate e a reflexão sobre o patrimônio arqueológico e ambiental da região. Aberto à comunidade, o seu acesso é amplo e democrático, e a visitação pode ser feita de forma espontânea nos horários fixos de abertura do museu, como podem ser agendadas visitas guiadas, em dias e horários agendados antecipadamente, para os mais distintos grupos com qualquer tipo de interesse, desde lazer, cultural ou científico. O principal meio de extroversão do museu são suas exposições, nesse sentido o espaço físico do Museu foi preparado para que duas exposições possam ser visitadas simultaneamente. A exposição de longa duração, que é a sua ação mais importante. E também as exposições temporárias que são apresentadas sobre os temas mais diversos, sempre contribuindo com a de longa duração e proporcionando diferentes experiências.
Exposição longa duração
A Exposição Vestígios da nossa história: Olhares para o patrimônio arqueológico do meio oeste catarinense apresenta a trajetória dos vestígios arqueológicos resgatados na região – e que fazem parte do acervo do Centro Arqueológico -, que são desde instrumentos de pedra lascada ou polida, cerâmicas, sementes, ossos, vidros entre outros artefatos que se refere a vida humana. Além de apresentar os povos que viveram nessa região a centenas ou até mesmo milhares de anos atrás, seu modo de viver e suas culturas. A exposição também ilustra o fazer arqueológico, desde o que é arqueologia, que faz e como faz o profissional arqueólogo, seus instrumentos e práticas.
Exposições temporárias
A primeira exposição temporária, inaugurada junto com o Museu Arqueológico em maio de 2022, é promovida pelo curso de Ciências Biológicas da UNOESC (Campus Joaçaba), parceiro do Centro Arqueológico. Seu objetivo é mostrar a intersecção da Biologia e a Arqueologia, apresentan