Diplomada classifica projeto entre os 10 melhores no Saint-Gobain de Arquitetura
Gabriela Araldi Ribeiro, diplomada do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira, teve o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) classificado no 6º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura ‒ Habitat Sustentável, iniciativa promovida pelo Grupo Saint-Gobain. O trabalho da arquiteta ficou entre os 10 classificados do Brasil, na categoria estudante. O trabalho de Gabriela consiste […]
Publicado em 10/04/2019
Por Unoesc
Gabriela Araldi Ribeiro, diplomada do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira, teve o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) classificado no 6º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura ‒ Habitat Sustentável, iniciativa promovida pelo Grupo Saint-Gobain.
O trabalho da arquiteta ficou entre os 10 classificados do Brasil, na categoria estudante. O trabalho de Gabriela consiste em desenvolver projeto de uma biblioteca pública para o município de Fraiburgo/SC, utilizando como matéria-prima contêineres que foram inutilizados no mercado marítimo.
Seu projeto envolve a sustentabilidade, descartando o mínimo possível de matéria-prima na construção, preservando o meio ambiente. A produção durou cerca de um ano, com pesquisas in loco sobre a temática escolhida.
Para Gabriela Araldi Ribeiro, a colocação nesse prêmio faz pensar que todos são capazes de alcançar sonhos e objetivos, pois se trata de uma recompensa pelo trabalho realizado com carinho e dedicação, reforçado pela temática acolhida.
—Estamos em uma era onde a natureza não suporta mais o ritmo de exploração ao qual está sendo imposta, e a arquitetura precisa estar sempre em união com a sustentabilidade, resolvendo problemas e preservando o meio ambiente, fazendo o mínimo possível de uso dos recursos naturais— explicou.
Gabriela Araldi Ribeiro foi orientada pela professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Tulainy Parisotto, docente na área de Conforto Ambiental. Para a professora, a aluna teve uma grande oportunidade em participar de um prêmio, que envolve uma temática diretamente relacionada com o bem-estar e a produtividade dos usuários.
—Estar entre os 10 selecionados nos dá mais fôlego para continuarmos incentivando os acadêmicos a participarem, para que percebam o quanto são capazes— finaliza a professora.
A proposta do Prêmio Saint-Gobain tem a finalidade de reconhecer projetos de arquitetura que se destacaram em soluções para o conforto do ambiente, mobilizando profissionais e estudantes brasileiros que acreditam que a construção civil pode exercer significativa contribuição para a sustentabilidade do setor e bem-estar dos usuários.
A Saint-Gobain é uma companhia multinacional de origem francesa, a qual projeta e desenvolve soluções inovadoras e de alta performance que proporcionam bem-estar e conforto para os usuários das edificações. Como referência mundial em construção sustentável, tem cerca de 170 mil funcionários e opera em 68 países.
No Brasil, entre as principais marcas da Saint-Gobain estão a Brasilit, Carborundum, Isover, Norton, PAM, Placo, Sekurit, Weber e Telhanorte.