Página inicial O que acontece NAI realiza encontro de acolhimento de alunos com necessidades especiais
Graduação Inserção Social Videira

NAI realiza encontro de acolhimento de alunos com necessidades especiais

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da Unoesc Videira, realizou reunião de acolhimento no dia 22 de agosto, com alunos matriculados nos diversos cursos de Graduação mantidos pela Instituição. Atualmente, são 25 estudantes que frequentam o campus de Videira, os quais se declaram com algum tipo de deficiência física ou cognitiva. O encontro procurou […]

O encontro procurou acolher e atender os estudantes nessas condições, uma vez que a Universidade, segundo o professor Marco André Serighelli, coordenador do NAI, é um espaço onde prevalece a diversidade em sua totalidade, e, por essa razão, a prática pedagógica cotidiana deve incluir recursos e estratégias que considerem e valorizem as especificidades, tornando as ações de ensinar e aprender um processo de inclusão efetiva.

— Esta integração é um desafio para o setor. Neste semestre, iniciamos com esta atividade de acolhimento, a qual pretendemos repetir em todos os inícios de semestre, como forma de recebê-los e ouvi-los em suas angústias — afirma Serighelli.

Ele garante que o NAI está atuando no sentido de estimular o comprometimento de toda a comunidade acadêmica que convive com alunos que possuem necessidades educacionais especiais, bem como aprimorar a qualidade da resposta educativa do corpo docente, subsidiando-a com referencial teórico-prático.

Atendimentos

Os atendimentos são feitos pela professora e psicóloga Fabiana Piccoli D Agostini, que trabalha diretamente com os acadêmicos, e conta com o auxílio do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), no desenvolvimento, organização dos estudos, gestão do tempo e no atendimento psicológico quando necessário.

— Além disso, a Unoesc possui uma cartilha com orientações para os professores sobre procedimentos metodológicos que auxiliam no desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos cegos, surdos, com deficiência física e/ou intelectual matriculados na Instituição, a qual norteia sobre o jeito de cada um conviver — explica o professor Marco André Serighelli, responsável pelo NAI.

No caso do atendimento psicológico, a Universidade oferece até cinco atendimentos gratuitos. Havendo a necessidade de continuar, o estudante é encaminhado para a Clínica-escola do curso de Psicologia, ou um profissional externo.

Durante o encontro de acolhimento, o público presente pôde ainda prestigiar a apresentação dos músicos e acadêmicos do curso de Direito, Vithor Zimmer e Camille Ferreira de Bittencourt.

Criação do Núcleo

O Núcleo foi criado em 2016, através da Lei N. 13.146 de 6 de julho de 2015, com a finalidade de trabalhar mais efetivamente no processo de inclusão dos alunos, atendendo em suas especificidades, inclusive disponibilizando a estrutura física e de pessoal necessárias. Buscando conhecimentos didático-pedagógicos e técnicos, assim como disponibiliza formação continuada a docentes para trabalhar com as necessidades educacionais decorrentes de problemas de aprendizagem, das diferenças mentais, físicas ou sensoriais, de altas habilidades, de síndromes, condutas típicas e outras, com o objetivo de promover a eliminação de barreiras atitudinais, pedagógicas, arquitetônicas e de comunicação.