Sobre a CIBio
A Biossegurança é um conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
Neste sentido desde 2004 a Unoesc tem instituído normas e condudas com o objetivo de promover a segurança da comunidade acadêmica. Em 2006, a Unoesc instituiu uma Comissão interdisciplina para normatizar e orientar a comunidade acadêmica quanto às condutas dentro da instituição. Após anos de discussão e contínuo aprimoramento desta questão na Unoesc, a institução institui a Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) (Resolução 229/CONSUN/2015), com vistas à proteção da saúde do meio ambiente e dos indivíduos envolvidos direta ou indiretamente nas atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão, nos cursos da Unoesc, nos quais há exposição à material com risco biológico, seja ele infectante ou organismos geneticamente modificados (OGM).
A CIBio da Universidade do Oeste de Santa Catarina, como órgão colegiado, vinculada estruturalmente à Reitoria, funcionalmente às Vice-reitorias de Campus e operacionalmente à coordenadoria de Recursos Humanos de cada Campus da Unoesc, dotado de munus público, tem caráter consultivo e deliberativo, instituída com o objetivo de zelar pela segurança no âmbito da Unoesc.
Neste site, você encontrará informações sobre biossegurança, como: as normas, regras, instruções normativas e documentos publicados por esta comissão, bem como os cursos ofertados pela comissão.