Coordenações Administrativas Gerais
Procuradoria Jurídica
A Procuradoria Jurídica, criada em 01 de novembro de 1996, é um órgão suplementar diretamente ligado à Presidência da Funoesc, à Reitoria da Unoesc e à Diretoria do HUST e conta com profissionais especializados, lotados nos Campi da Instituição, para representar a Funoesc e suas mantidas em âmbito judicial e extrajudicial, bem como para orientar os dirigentes sobre questões jurídicas específicas inerentes às suas atividades-fim, zelando pela missão e valores institucionais e pelo cumprimento da legislação.
Especificamente, a equipe da Procuradoria Jurídica, com a colaboração de diversos setores institucionais, desempenha um papel de suma importância, uma vez que promove a regularidade jurídica de manutenção e desenvolvimento das atividades da Funoesc e de suas mantidas e, assim, contribui para o desenvolvimento ético e sustentável oferecido à comunidade regional.
Diretoria Executiva
A Diretoria Executiva é um órgão de gestão ligado à Reitoria, e sua finalidade é acompanhar, avaliar e unificar o planejamento administrativo institucional e a gestão financeira da Universidade. Cabe a ela a supervisão das ações exercidas pelas coordenadorias gerais de Recursos Humanos, Marketing, Tecnologia da Informação e Comunicação, Serviço de Apoio ao Estudante e Gerências Administrativas. Além disso, coordena o planejamento e a implementação dos projetos institucionais, bem como a articulação e a viabilidade de demandas comuns entre os Campi da Unoesc, exercendo, permanentemente, o controle técnico e estratégico da Instituição.
Controladoria
É o setor responsável por, utilizando-se de informações, relatórios e bases de dados, atuar com os dirigentes no planejamento, coordenação, direção e controle das atividades-fim da Fundação, objetivando garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório.
Atuam junto à Controladoria setores como a Contabilidade, cuidando também de construir os cenários para que a direção das mantidas (Universidade, Hospital e Colégios) possa visualizar com clareza as mudanças na sociedade no que diz respeito à área econômica e administrativa, de modo a oferecer as melhores condições para a oferta dos serviços de ensino, pesquisa, extensão e saúde. Busca-se o melhor gerenciamento da contabilidade, dos custos e das finanças para fornecer as informações em linguagem clara, simples e direta aos usuários internos e externos.
Coordenadoria Geral de Recursos Humanos
Promover o bem-estar das pessoas que atuam em uma organização é objetivo primordial para alcançar níveis de qualidade nos serviços e produtos de qualquer instituição.
A Unoesc prima por atingir constantemente esse objetivo por meio de políticas e práticas para a seleção, retenção e manutenção de profissionais altamente qualificados que possam responder às necessidades de uma instituição de caráter comunitário.
Somos uma organização que preza para que o conhecimento produzido seja relevante aos objetivos de desenvolvimento sustentável das comunidades nas quais estamos inseridos. Assim, a Coordenação Geral do setor de Recursos Humanos da Unoesc fundamenta sua diretriz de atuação na busca pela excelência e na qualidade do trabalho de
seus colaboradores.
As políticas promovidas pelo setor de Recursos Humanos Institucional têm papel fundamental na Universidade, pois é de sua responsabilidade recrutar, selecionar e manter no seu quadro profissionais qualificados e motivados nas mais variadas funções. Além dessas políticas, possui programas de qualidade de vida e mantém seu ambiente saudável por meio da segurança e medicina no trabalho, propiciando, assim, as condições adequadas de funcionamento da Universidade.
A Unoesc investe na capacitação e no desenvolvimento de seus profissionais por meio de bolsas de estudo para graduação, especialização, mestrado e doutorado, e fomenta a participação em cursos técnicos e profissionalizantes voltados às suas atividades operacionais e administrativas, com o propósito de oferecer qualidade e bem-estar a seus colaboradores. No que se refere aos incentivos, a Unoesc possibilita a todos os seus funcionários o acesso a uma série de benefícios e garantias expressas nos planos de carreira de cada categoria. Esses incentivos permitem o desenvolvimento profissional e a melhoria das condições materiais dos colaboradores e de suas famílias.
Nossa Universidade entende que as pessoas são seu maior ativo e busca a excelência na gestão de seus profissionais para que encontrem um ambiente favorável para colocar suas competências a serviço de uma organização com objetivos múltiplos e especializados no ensino, na pesquisa e na extensão. Com base nos seus profissionais competentes, qualificados e satisfeitos, a Unoesc tem realizado com maestria sua missão como instituição comunitária, a serviço do desenvolvimento científico, social e humano das pessoas e comunidades com quem interage.
Coordenadoria Geral de Marketing e Comunicação e da Editora Unoesc
A Unoesc é uma universidade comunitária comprometida com o conhecimento de qualidade e a boa comunicação. Fomenta diversas ações que visam consolidar sua marca e desenvolver o senso crítico e altruísta em todos os seus agentes e clientes. Mantém-se como a marca mais lembrada e eficiente em todas as cidades onde tem intervenção direta.
Esse trabalho de gestão de marca e disseminação de conhecimento institucional e científico se realiza pela integração entre todos os agentes institucionais, sobretudo por dois setores cujas funções são associadas imediatamente à produção, organização e divulgação da Unoesc, por meio de campanhas institucionais e publicitárias (multimídia), revistas científicas, livros e demais canais oficiais, como sites e redes sociais. Esses setores são a Coordenadoria Geral de Marketing e Comunicação e a Editora Unoesc.
Para se atingirem as metas estabelecidas a esses setores, observa-se, de maneira especial, a constituição de equipes de alta qualidade técnica e estratégica que, munidas de aparatos tecnológicos, desempenham com excelência atividades fundamentais e constantes nas áreas de pesquisa e análise de mercado, planejamento de marketing (institucional e por Campus), planejamento de mídia (comunicação), produção gráfica, produção audiovisual, redação publicitária, programação Web, design, gestão estratégica e operacional de ferramentas de marketing digital, gestão e operação das redes sociais e sites da Unoesc, assessoria de imprensa e relacionamento com veículos de comunicação, clipping, revisão linguística e metodológica, diagramação geral, gestão e operação de softwares editorais, promoção de eventos, visitas guiadas à Universidade, relacionamento com escolas, empresas e entidades de toda a região, operações relativas às deliberações publicitárias, jornalísticas e editoriais da Acafe, entre outras.
As ações promovidas pelo Marketing Institucional e pela Editora Unoesc têm ampla visibilidade, atingindo milhões de pessoas todos os anos em diversas partes do mundo que têm acesso às campanhas publicitárias, eventos e produções editoriais disponibilizados de maneira exclusiva ou orgânica (livre).
Juntos, esses setores contam com mais de 30 colaboradores diretos, com formações em Filosofia, Marketing, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Letras, Administração, Engenharia da Computação, Design e Jornalismo. A grande maioria desses colaboradores também é pós-graduada em suas áreas de formação e/ou atuação profissional.
A Unoesc investe na gestão de sua marca para que ela possa se perpetuar de maneira sólida, eficiente e sensível às necessidades do mundo acadêmico e comercial. Traz, em suas deliberações, inúmeras contribuições de ponta que viabilizam a qualificação constante dos colaboradores e a vanguarda da Instituição para o desenvolvimento regional.
Tecnologia da Informação
O setor de Tecnologia da Informação é o setor da Instituição responsável por coordenar e supervisionar as atividades da área de informática, envolvendo a elaboração de projetos, a racionalização e o redesenho de processos, além da implantação e da manutenção de sistemas e equipamentos, incluindo o desenvolvimento e a integração de sistemas com a utilização de alta tecnologia.
Também realiza interface com os diversos setores da Instituição, analisando e desenvolvendo as demandas, e também com terceiros em processos de integração de sistemas e gestão de sistemas legados. Viabiliza o lançamento, acompanha os indicadores de utilização do sistema, elabora e executa planos de melhoria para aumentar a capacidade do sistema, realiza follow-up das ações de melhoria, identifica novas oportunidades de otimizar os processos, reporta o andamento das atividades para seus superiores, coordena os trabalhos de suas equipes, monitora a avaliação e a identificação de soluções tecnológicas e planeja projetos, sempre buscando o entendimento das necessidades da Instituição.
Gerencia a negociação com as consultorias para a contratação de desenvolvimento de projetos ou alocação de recursos para a elaboração de atividades de análise e programação e de estratégias e procedimentos de contingências, visando à segurança aos níveis de dados, acessos e auditorias, e à continuidade dos serviços dos sistemas de informação. Essas ações ocorrem em todos os Campi que possuem uma TI local.
Esse trabalho contempla a gestão de uma equipe de desenvolvimento interno, responsável pelo Sistema Acadêmico; uma equipe de suporte aos sistemas, atendendo a demandas do financeiro, folha de pagamento, contabilidade, bolsa de estudos, Sistema Acadêmico e todo atendimento às demandas dos setores; e uma equipe de suporte à infraestrutura, que atende aos laboratórios de informática, internet e softwares dos setores e dos laboratórios, e realiza a operação e a manutenção de todo o Data Center da Instituição, bem como de toda a estrutura de segurança dos dados.
Nas TIs locais estão alocados profissionais capacitados para realizar operações de manutenção e configuração de equipamentos, suporte aos sistemas e resposta aos principais questionamentos dos setores da Instituição. Essa ação é coordenada por um gestor local. Nas Unoesc Capinzal e Campos Novos, por exemplo, há colaboradores com conhecimento em informática que auxiliam na manutenção e adequação dos ambientes, conforme demanda, bem como nas atualizações de softwares, reportando-se diretamente à TI geral.
A TI também atua no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), com uma equipe local que atende a todas as demandas de sistemas e infraestrutura de equipamentos e rede de computadores, realizando a manutenção e ações de adequação e correção das mais diversas naturezas de impedimentos.
Juntos, esses ambientes contam com mais de 30 colaboradores que, em sua grande maioria, são formados nas áreas de exatas, mas também há aqueles que possuem formação em humanas, complementada por pós-graduação e também pela prática docente, muito apreciada por conta da relação teórico-prática a qual pode contribuir no ambiente de trabalho. Todos são incentivados a profissionalizar-se continuamente, participando ativamente de cursos e capacitações no Brasil e também por meio EaD (Educação a Distância).
Os sistemas atuais permitem a coleta e o tratamento dos dados para que a Instituição tenha acesso ao processo de tomada de decisões pautada em Business Intelligence (BI) (Inteligência de Negócios), tornando a gestão mais dinâmica e instantânea, diferentemente do processo estático focado em relatórios.
Todos esses profissionais estão conectados aos elementos mais inovadores do mercado tecnológico e atentos às tendências mundiais em infraestrutura e sistemas para viabilizar um crescimento sustentável e gerenciável da Instituição.