Mercado de trabalho reserva diversas oportunidades para biólogos
A área A Biologia é uma ciência que se desdobra em muitas áreas, são as “ciências biológicas”. Elas se ocupam em observar, descrever, explicar e relacionar os diversos aspectos da vida no planeta. A Biologia é reconhecida como a profissão do futuro. Os avanços nos planos da citogenética molecular, engenharia genética, microbiologia e meio ambiente, […]
Publicado em 22/11/2010
Por Unoesc
A área
A Biologia é uma ciência que se desdobra em muitas áreas, são as “ciências biológicas”. Elas se ocupam em observar, descrever, explicar e relacionar os diversos aspectos da vida no planeta. A Biologia é reconhecida como a profissão do futuro. Os avanços nos planos da citogenética molecular, engenharia genética, microbiologia e meio ambiente, assim como a explosão de conhecimento, ocorrida nos últimos 30 anos, propiciam o surgimento de numerosas ocupações de trabalho nesse campo. A Unoesc – Campus de São Miguel do Oeste está com inscrições abertas para o Curso de Ciências Biológicas no Processo Seletivo Especial, até o dia 04 de dezembro, pelo site www.unoesc.edu.br.
Todos estes avanços estão levando ao aprimoramento de técnicas e processos, que a natureza poderia levar centenas de milhares de anos, a serem desenvolvidos, com o auxilio da biologia molecular e da bioinformática, isso pode ocorrer de um dia para outro.
Baseado nesta nova realidade, a Biologia se destaca como uma das atividades científicas, econômicas e tecnológicas mais promissoras do século XXI. O profissional para atuar nesta área passa por uma formação que inclui estudos aprofundados em biologia molecular e genética, botânica, ecologia, evolução, microbiologia, zoologia, diversos aspectos da problemática ambiental, entre outros. Além destes estudos teóricos, o futuro biólogo trabalha todos estes temas em inúmeras aulas práticas.
O Curso de Ciências Biológicas desenvolve fortemente a visão científica dos alunos, e estimula o exercício crítico dela, sobre as questões acadêmicas, sociais e econômicas, formando um profissional com conhecimentos específicos de sua área, dificilmente coberto por outras formações.
A profissão
As regiões Oeste, Meio Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina têm apresentado um grande crescimento econômico, necessitando de pesquisas e recursos humanos capacitados para as áreas ambiental, de saúde e biotecnológica.
Este profissional tem um campo de atuação bastante amplo, podendo exercer inúmeras atividades técnico-científicas de grau superior, como planejamento, supervisão, coordenação e execução de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, projetos, consultorias, emissão de laudos e pareceres técnicos, e também assessoria técnico-científica.
O biólogo graduado pode tanto estar envolvido nas produções da indústria alimentícia e farmacêutica, em laboratórios de análise, assim como trabalhar com a destinação adequada para os resíduos criados nos processos industriais.
Outras ocupações estritamente necessárias na região podem ser desenvolvidas por esse profissional, tais como atuar em estações de tratamento de águas, empresas de tratamento de resíduos sólidos, empresas de consultoria (envolvendo profissionais das áreas de botânica, ecologia, zoologia, microbiologia, etc.), empresas de comercialização de material científico e tecnológico e outras.
No setor público também há espaço para esse profissional atuar em órgãos fiscalizadores de diferentes setores e instituições de pesquisa, entre outros.
O mercado de trabalho
Além dos setores industriais e de saúde, há uma crescente necessidade de serviços vinculados às demandas ambientais criadas nas últimas décadas.
Alguns dos locais de atuação do biólogo:
– manejo, uso e preservação dos recursos naturais: conservação da flora e da fauna, biologia da pesca, silvicultura e manejo da vida silvestre, controle hídrico; controle biológico de pragas;
– prestação de consultoria ambiental (monitoramento, licenciamento, EIA/RIMAS, pareceres, laudos técnicos e outros);
– indústrias de alimentos, de fertilizantes, de biocidas, de laticínios, de produtos farmacêuticos, de tratamento de água, resíduos líquidos e sólidos, entre outros;
– hospitais;
– laboratórios de análises clínicas, anátomo-patológicos, biotecnológicos, entre outros;
– museus, herbários e biotérios;
– instituições de ensino, como laboratoristas e pesquisadores;
– direção e planejamento dos parques e reservas biológicas, jardins botânicos, zoológicos e museus de história natural;
– melhoramento e cultivo de animais e vegetais;
– epidemiologia e controle de vetores biológicos;
– empresas públicas e privadas;
– institutos de pesquisa.
Além destas possibilidades, a natureza científica do curso, com forte tradição de pesquisa, conduz muitos profissionais à vida acadêmica, levando-os a cursar um mestrado ou doutorado nas diversas áreas possíveis.
Por que fazer Ciências Biológicas?
Há uma crescente necessidade de profissionais em várias das áreas de atuação do biólogo. A perspectiva de crescimento econômico e das exigências ambientais, de sanidade e saúde, em praticamente todas as instâncias produtivas, de prestação de serviços e das atividades do poder público, definem um mercado de trabalho em ascensão.