Página inicial O que acontece Norte-americanos palestram sobre Direito Espacial em Joaçaba
Graduação Joaçaba

Norte-americanos palestram sobre Direito Espacial em Joaçaba

Na noite de quinta-feira (14), a Unoesc Campus de Joaçaba recebeu dois pesquisadores norte-americanos para uma palestra sobre Direito Espacial. Os doutores James e Desiree Hurtak fizeram um apanhado sobre o que há atualmente e o que se pretende para os próximos anos em termos de exploração do espaço exterior à Terra e falaram sobre […]


Na noite de quinta-feira (14), a Unoesc Campus de Joaçaba recebeu dois pesquisadores norte-americanos para uma palestra sobre Direito Espacial. Os doutores James e Desiree Hurtak fizeram um apanhado sobre o que há atualmente e o que se pretende para os próximos anos em termos de exploração do espaço exterior à Terra e falaram sobre o que isso exigirá em termos de legislação.

– Precisamos ir além do pensamento de 50 anos atrás e perceber que há recursos fantásticos no espaço exterior – afirmou James em um momento da palestra.

– Se houver vida no espaço, mesmo que microbiológica, temos que ter leis para protegê-la. Se houver minerais, temos que ter leis que digam se podemos usá-los ou se devemos deixá-los como estão – enfatizou Desiree.

Eles lembraram que a Unoesc é talvez a única Universidade que oferece uma disciplina de Direito Espacial no Curso de Direito. E o professor Alexandre Dittrich Buhr, professor dessa disciplina e organizador da palestra de quinta-feira, observou que trazer esse tema à tona mostra a importância dada pela Universidade aos chamados Novos Direitos.

Direito Espacial

Alexandre, que atua como juiz de Direito na Comarca de Joaçaba, lançou recentemente um livro sobre Direito Espacial (“Direito Espacial – Lições preliminares e avançadas”). A obra traz lições a respeito do que já existe atualmente em termos de regulamentação; temas inovadores como a militarização do espaço a partir do momento em que o homem obtiver mais possibilidades de explorá-lo; ética na exploração espacial; um capítulo chamado “Proposta de paz perpétua para o espaço”, no qual o autor faz uma análise da história da humanidade centrada na exploração de novos territórios.

James Hurtak é coautor de um capítulo desse livro, também assinado por Mathew Jude Egan, no qual é proposta uma reflexão sobre a exploração pacífica de minérios e outros recursos existentes em Marte.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.