Atividades práticas oferecidas pelo curso de Fisioterapia enriquecem formação acadêmica
Cursos práticos, abrangendo temas de diversas áreas de atuação do fisioterapeuta, estão sendo oferecidos pelo curso de Fisioterapia, da Unoesc Joaçaba. O público-alvo são acadêmicos, entretanto, também há vagas disponíveis para egressos e profissionais em geral. Ao todo, serão cinco cursos ofertados. Dois deles já aconteceram na última semana. Conforme destacou a coordenadora do […]
Publicado em 12/05/2015
Por Unoesc
Cursos práticos, abrangendo temas de diversas áreas de atuação do fisioterapeuta, estão sendo oferecidos pelo curso de Fisioterapia, da Unoesc Joaçaba. O público-alvo são acadêmicos, entretanto, também há vagas disponíveis para egressos e profissionais em geral.
Ao todo, serão cinco cursos ofertados. Dois deles já aconteceram na última semana. Conforme destacou a coordenadora do curso, professora Chrystianne Saretto, estas atividades complementares visam melhorar ainda mais a formação dos acadêmicos para atuação no mercado de trabalho.
— O objetivo principal desses cursos práticos é incrementar a formação do nosso aluno. Esse incremento acontece através de várias atividades diferenciadas que desenvolvemos ao longo de todo o curso — disse.
O primeiro curso ofertado foi o de “Terapia por contenção induzida”, nos dias 4 e 5 de maio. Quem ministrou a atividade foi a professora Geciely Munaretto Fogaça de Almeida, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A referida técnica explanada é utilizada para a área de neurologia, em pacientes com doenças no sistema nervoso central e periférico.
Já o segundo curso ocorreu no final da última semana, nos dias 8 e 9. A “Fisioterapia Oncológica”, foi abordada pela professora Karoline Camargo Bragante, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A atividade focou o atendimento que os fisioterapeutas desenvolvem em pacientes com câncer.
O tema é de grande relevância, já que de acordo com as últimas informações repassadas em entrevista, pelo doutor Ruggero Caron, do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), o setor de oncologia de Joaçaba, considerando proporcionalmente o número de atendimentos e procedimentos, é o que mais atende no Estado.
— Por esta razão, a fisioterapia precisa obrigatoriamente se especializar nesta área. São muitos os pacientes atendidos no HUST — complementou a coordenadora.
Para encerrar o mês, nos dias 30 e 31, acontece o curso de “Fisioterapia em Uroginecologia”. Trata-se de uma especialidade que atua no tratamento conservador das disfunções urogenitais e anorretais, como, por exemplo, a incontinência urinária.
Programação se estende no mês de junho
Outros dois cursos para o profissional da Fisioterapia, estão programados para o mês de junho. Nos dias 9 e 10, será abordado a “Cinesioterapia Funcional Corretiva”, por José dos Santos Lima, do Studio Quality de Londrina. Para encerrar as atividades complementares, nos dias 12 e 13, acontece o curso “Ventilação Mecânica (respiratória)”. Aborda o assunto, Cesar Antonio Luchesa, do Inspirar Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde, de Curitiba.
Os interessados em participar, devem entrar em contato com a coordenação do curso para maiores informações. Contato através do telefone: (49) 3551-2026.