Página inicial O que acontece Estudantes relatam experiências enriquecedoras em intercâmbio na África e Europa
Graduação International Pinhalzinho

Estudantes relatam experiências enriquecedoras em intercâmbio na África e Europa

O Programa de Intercâmbio é uma oportunidade para os estudantes da Unoesc desenvolverem competências acadêmicas e profissionais, conhecer culturas, tradições e idiomas de outros países. Os estudantes de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho, Kethlin Carraro e Jeferson Pereira, estão há pouco mais de dois meses participando do intercâmbio e garantem que a experiência é enriquecedora. Kethlin […]


O Programa de Intercâmbio é uma oportunidade para os estudantes da Unoesc desenvolverem competências acadêmicas e profissionais, conhecer culturas, tradições e idiomas de outros países. Os estudantes de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho, Kethlin Carraro e Jeferson Pereira, estão há pouco mais de dois meses participando do intercâmbio e garantem que a experiência é enriquecedora.

Kethlin faz intercâmbio em Moçambique, onde estuda na Universidade Eduardo Mondlane. Ela conta que optou por Moçambique porque estava cansada de ouvir falar da miséria e das desigualdades sociais e ficar de braços cruzados.

— Sentia a necessidade de conhecer e sentir o contexto africano. Não queria, apenas, seguir o fluxograma das sociedades modernas, que optam pelo prestígio e comodidade em viajar para outros lugares. Em Moçambique, já visitei pontos turísticos, mas também visitei o ‘gueto’, onde nenhum turista visita. No ‘gueto’, olhei nos olhos das pessoas e senti o desprezo que elas têm em relação a minha imagem simbólica de colonizadora e senti o que o capital faz com as pessoas — destaca a acadêmica, salientando que, mesmo assim, foi muito bem recebida pela população africana.  

A estudante de Psicologia diz que se entristece ao saber que as pessoas julgam e criam uma imagem pejorativa de Moçambique e de todo o continente africano. Entretanto, Kethlin acredita que é possível viver em um mundo mais justo.

— Para isso, precisamos nos conscientizar das injustiças que cometemos e acabar com este condicionamento, alojado em nosso imaginário, de reproduzirmos a lógica mecanicista da vida. Precisamos olhar para o próximo com compaixão e não acordar com medo de viver — conclui Kethlin, que mora em uma residência estudantil com mais 11 estudantes do Brasil, Áustria, Holanda e México.

Portugal

Quando Jeferson Pereira chegou em Portugal, para estudar na Universidade do Minho,  deparou-se  com uma situação que ele descreve como atípica: longe de casa e em meio a cenários com belas paisagens e monumentos históricos. Ele detalha que sentiu medo, mas a vontade e a curiosidade em aprender foram maiores.

— Estou tendo uma visão mais aprofundada sobre o ser humano e sobre as pequenas coisas da vida, como cozinhar ou comer algo. Esta oportunidade me fez ver o quanto o mundo é grande e como somos pequenos diante dele — relata o acadêmico, que está na cidade de Braga.

Na Residência Universitária Santa Tecla, Jeferson tem a oportunidade de morar e conviver com pessoas de outras nacionalidades como, italianos, colombianos, japoneses, franceses e gregos. Para Jeferson, os portugueses são mais formais e não são tão calorosos e receptivos como os brasileiros. O acadêmico destaca que esta miscigenação é importante para que se possa ver e sentir de perto a diversidade do ser humano. Com apenas dois meses de intercâmbio, Jeferson diz que já tem uma visão mais científica sobre os estudos psicológicos e métodos de investigação.

Como participar

Nos últimos quatro anos, 86 estudantes da Unoesc já participaram do Programa de Intercâmbio. Atualmente, 10 acadêmicos estão participando do Ciências Sem Fronteiras e 15 do Programa de Mobilidade Acadêmica da Unoesc. Estes alunos estão estudando em instituições de Portugal, Moçambique, Espanha, Chile, Estados Unidos, Alemanha, entre outros. O intercâmbio tem duração de, em média, seis meses.

O aluno interessado em participar deve ter  concluído 50% do curso, ter média integralizada acima de 70 e comprovar proficiência na língua estrangeira. Maiores informações podem ser obtidas no site

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.