Página inicial O que acontece Hospital Universitário é referência em tratamento de pacientes com câncer no Estado
Graduação Geral Joaçaba

Hospital Universitário é referência em tratamento de pacientes com câncer no Estado

O setor de oncologia do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), de Joaçaba, realiza cerca de mil consultas por mês pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e atende 55 municípios do Estado. Além do corpo clínico qualificado, o setor oferece oportunidades de pesquisa para os acadêmicos e terá espaço exclusivo para a radioterapia, o que evitará […]


O setor de oncologia do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), de Joaçaba, realiza cerca de mil consultas por mês pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e atende 55 municípios do Estado. Além do corpo clínico qualificado, o setor oferece oportunidades de pesquisa para os acadêmicos e terá espaço exclusivo para a radioterapia, o que evitará o deslocamento dos pacientes para outras regiões.

Criada em abril de 2001, com a preocupação de atender o meio oeste catarinense, já que o serviço existia apenas em Chapecó, Lages e Florianópolis, a oncologia inicialmente recebia pacientes particulares e convênios. A partir de 2008, quando foi credenciado definitivamente pelo SUS, o HUST consolidou-se como referência em atendimento oncológico hospitalar.

De acordo com o oncologista clínico do HUST e professor do curso de Medicina da Unoesc, doutor Ruggero Caron, o setor, levando em consideração proporcionalmente o número de atendimentos e procedimentos, é o que mais atende no Estado. O doutor Caron também listou os casos mais recorrentes na região.

— O câncer de mama e próstata representam o maior número de casos, em seguida está o câncer de pele não-melanoma, que não é grave e pode ser retirado com cirurgia simples — explica.

Segundo Ruggero Caron, esse último caso compete com os mais graves, tira a vaga dos pacientes com mais urgência de tratamento e sobrecarrega o serviço. A última portaria do Ministério da Saúde, que estabelece o prazo de 60 dias para o início do tratamento, contados a partir do diagnóstico, não abrange o câncer de pele não-melanoma, porque trata-se de um procedimento prorrogável.

A estrutura do setor

O ambiente da nova unidade oncológica transmite maior conforto, tranquilidade e segurança aos pacientes e familiares. Diagnósticos, exames, cirurgias, quimioterapias e internações são realizados neste local. Por mês ocorrem cerca de 100 cirurgias e 900 quimioterapias.

A equipe é formada por nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e médicos especializados, para oferecer o máximo de qualidade no tratamento humanizado. São três urologistas, um mastologista, três cirurgiões, um clínico geral, dois oncologistas clínicos, um hematologista e um neurocirurgião. Conforme informou o médico Caron, a atualização dos profissionais é uma das prioridades do setor.

— Todo ano participamos do Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, e depois cada um opta por congressos que apresentam mais estudos e lançamentos frequentes, segundo a sua especialidade, como: mama, pesquisa clínica, pulmão — afirma.

O HUST disponibiliza todos os remédios que qualquer centro do SUS possui e realiza diversas cirurgias, como, por exemplo, a laparoscópica, uma técnica minimamente invasiva, que observa o interior do corpo humano, por meio de monitores de vídeo.

Além disso, como o hospital é universitário, os acadêmicos podem realizar estágio de férias na oncologia, e integrar o centro de pesquisa clínica.

— O nosso objetivo é testar protocolos internacionais, uma vez que empresas do mundo inteiro introduzem remédios novos no mercado e alguns deles poderão ser testados em nossos pacientes — relata.

O hospital também foi contemplado com o projeto de expansão de radioterapia no Brasil, do Ministério da Saúde. O terreno, localizado na rua Jaime Alves, atrás do Café Pinhão, será destinado para o atendimento radioterápico e foi cedido pela Funoesc. A obra será custeada pelo Governo Federal e a administração do espaço ficará por conta do HUST.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.