Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal atende gratuitamente à comunidade nas terças e quintas-feiras
A parceria entre Unoesc e Receita Federal resultou na instalação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), na Unoesc Joaçaba. Desde o mês de junho, serviços gratuitos de orientação e verificação de documentos, nas áreas contábil e fiscal, são prestados a pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores e microempresas. Conforme a coordenadora do NAF, professora […]
Publicado em 24/08/2016
Por Unoesc
A parceria entre Unoesc e Receita Federal resultou na instalação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), na Unoesc Joaçaba. Desde o mês de junho, serviços gratuitos de orientação e verificação de documentos, nas áreas contábil e fiscal, são prestados a pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores e microempresas.
Conforme a coordenadora do NAF, professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas, os atendimentos são realizados por acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, que recebem capacitação para a prestação dos serviços. O projeto de educação fiscal no âmbito universitário auxilia a população e serve como prática profissional aos estudantes.
— A Receita Federal já vem atuando junto às instituições de ensino para promover essa parceria, considerando o interesse da comunidade nessas orientações. Como a Unoesc já presta vários serviços à comunidade, a Área das Ciências das Humanidades, por meio do curso de Ciências Contábeis, abriu este espaço, o qual já tem recebido contribuintes para atendimento — conta a professora.
O NAF oferece consultas a imposto de renda e malha fiscal, certidões negativas, CPF, isenção de IPI e IOF para compra de veículos, isenção de IR para portador de doença grave, regularização de obras, cadastro de imóveis rurais, entre outros. Os atendimentos ocorrem todas as terças e quintas-feiras, das 13h30 às 15h30, no bloco 2 do campus 1, andar superior.
— Estamos de portas abertas para os contribuintes de toda a região. Qualquer pessoa que possuir dúvidas sobre questões relacionadas a tributos federais, pode nos procurar — relembra Márcia.