Palestras, apresentações culturais e jogos interfases reúnem acadêmicos do curso de Educação Física
O curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba realizou, entre os dias 24 e 28 de abril, a 15ª Semana Acadêmica. Palestras, apresentações culturais, jogos interfases e sessão de cinema fizeram parte da programação. O evento foi uma oportunidade para inclusão social e participação dos diplomados do curso. A exemplo dos anos anteriores, a Semana […]
Publicado em 02/05/2017
Por Unoesc
O curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba realizou, entre os dias 24 e 28 de abril, a 15ª Semana Acadêmica. Palestras, apresentações culturais, jogos interfases e sessão de cinema fizeram parte da programação. O evento foi uma oportunidade para inclusão social e participação dos diplomados do curso. A exemplo dos anos anteriores, a Semana Acadêmica contou com o apoio do Conselho Regional de Educação Física (CREF3/SC). O Centro Acadêmico do curso também auxiliou na organização e logística das atividades.
A cerimônia de abertura ocorreu na segunda-feira (24), assim como as apresentações culturais com os acadêmicos da 5ª fase e os diplomados do curso. Neste dia e na terça (25) foram realizados os jogos interfases. Na quarta (26), os acadêmicos participaram da palestra “Construindo práticas pedagógicas inclusivas” com a professora Edite Sehnem, pedagoga, especialista em Educação Especial, que atuou na Federação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Durante a fala da professora, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir, tirando suas dúvidas e apresentando seus questionamentos.
— As práticas pedagógicas inclusivas têm muita relevância na área de Educação Física, pois o profissional se depara muito com essas questões no momento da sua ação em sala de aula, onde o objeto de estudo da Educação Física é o movimento humano, aperfeiçoamento da coordenação motora, competência motora e valências físicas. Além disso, os alunos com necessidades especiais precisam ser incluídos não só na Educação Física, mas na escola como um todo — comentou a coordenadora do curso, professora Elisabeth Baretta.
No dia seguinte, dia 27 de abril, o professor doutor do mestrado em Biociências e Saúde, Diego de Carvalho, ministrou a palestra “Bases biológicas do aprendizado e educação”.
— Quando trazemos professores de outros cursos, que atuam em outras áreas, ou palestrantes externos que compartilham suas experiências, estudos e saberes, isso agrega muito na formação profissional do nosso acadêmico. Essa troca de experiência amplia o conhecimento na área de Educação Física, dessa forma os profissionais estarão aptos para atuar significativamente na transformação da vida dessas pessoas e das crianças que estão inseridas na escola — afirmou Baretta.
No último dia da programação, 28 de abril, os estudantes assistiram ao filme “A alma da gente”. Essa sessão de cinema integra a programação do Cine Sesc e envolve as temáticas: cidadania, cultura, transformação pela arte e inclusão social.
O documentário mostra a rotina de treinos de um projeto de dança e a interação entre os participantes, que são adolescentes moradores da Favela da Maré. Dez anos mais tarde, em 2012, os diretores procuraram os dançarinos para compreender o impacto do evento em suas vidas e para ver se conseguiram conquistar os sonhos de infância.