Unoesc inaugura Laboratório de Redes e novo espaço para Garagem Tecnológica em Chapecó
A Unoesc Chapecó, por meio dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação, inaugurou, nessa semana, o Laboratório de Redes e apresentou o novo espaço para funcionamento da Garagem Tecnológica, localizados no antigo laboratório 4, no bloco Seminário. Com base no planejamento realizado em 2014, no qual os professores apontaram a necessidade de […]
Publicado em 17/09/2014
Por Unoesc
A Unoesc Chapecó, por meio dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação, inaugurou, nessa semana, o Laboratório de Redes e apresentou o novo espaço para funcionamento da Garagem Tecnológica, localizados no antigo laboratório 4, no bloco Seminário.
Com base no planejamento realizado em 2014, no qual os professores apontaram a necessidade de contribuir ainda mais com as aulas relacionadas à infraestrutura física e lógica de redes, o laboratório quatro foi reestruturado e abrigará também a Garagem Tecnológica.
O professor Fábio Olivé Leite, responsável pela supervisão do espaço, explicou que serão desenvolvidas pesquisas e catalogação de soluções livres para atender necessidades de pequenas empresas; engenharia de software por meio de pesquisas para a melhoria de processos nas empresas de TIC; gerenciamento de projetos para melhorar os resultados dos projetos em execução nas empresas; pesquisas e propostas de soluções ligadas a jogos com o objetivo de modificar a forma de gestão, tanto nas empresas (capacitações e treinamentos) quanto nos processos de ensino-aprendizagem (em sala de aula). As atividades no laboratório contarão com apoio do estagiário do projeto Prática Pedagógica no ensino utilizando Robótica, o acadêmico Felipe Kwiecinski da Silva.
Durante a apresentação do laboratório de redes, o professor Luciano Frosi destacou o diferencial que este espaço possibilita para a formação dos acadêmicos que podem experimentar, na prática, a aplicação dos conteúdos.
O diretor geral da Unoesc Chapecó, professor Ricardo Antonio De Marco, lembrou do foco da Unidade que está no empreendedorismo e destacou que a intenção da direção é investir cada vez mais para viabilizar espaços que permitam que o aluno tenha ideias, crie soluções e não fique preso aos modelos tradicionais.
O coordenador dos cursos, professor Tiago Zonta, comenta que, para 2015, o colegiado planeja a estruturação de laboratórios de Eletroeletrônica, Engenharia de Software e Ergonomia de Sistemas. “Isso fará com que os cursos tenham ainda mais destaque, porque todo o ambiente que o aluno terá nas empresas poderá ser simulado em sala de aula”.
Maratona de Programação
Após a inauguração do laboratório de redes, Zonta realizou a entrega dos certificados das equipes, dos cursos de Sistemas de Informação e de Engenharia de Computação, que participaram da fase regional da Maratona de Programação que ocorreu em Chapecó, no último fim de semana.
Neste ano, Chapecó ficou com a segunda maior sede do Brasil, com 34 times e 12 instituições diferentes. O curso de Sistemas participou novamente com três times e o de Engenharia da Computação, em sua primeira participação, com um. Os times participantes foram Time ENG_Freshmen, com os alunos de Engenharia da Computação: Felipe Kwiecinski da Silva, Felipe André Zeiser e Leonardo josé Gonçalves; Time Coffee?code++:code–, com os alunos: Gean Carlos Rotta, Jhonatan Francisco Vaz e Leandro Girardelo, que conquistaram o décimo primeiro lugar.
O time CodeBug, que conquistou o décimo lugar, teve sua segunda participação na competição com os alunos Tailo Mateus Gonsalves, Lucas Isaias Bordignon Steffen e Darlyn Anderson Vailatti. O time com os alunos Alessandro Biessek, Ednilson Fernando Devilla e Leonardo Henrique Centenaro alcançaram o quarto lugar.
Zonta, o Coach das equipes, comemora o resultado.
– A motivação dos alunos após o término da competição e manter a melhor colocação entre os cursos de Sistemas de Informação da região são motivos de comemoração. A cultura da Maratona é necessária para os cursos ligados à Computação, isso traz diferenciais aos participantes e também aos cursos, porque a exigência em sala se torna maior, a necessidade da busca pelo conhecimento se torna obrigação tanto por parte dos alunos quanto dos professores – finalizou.